14/10/2025
19h45
pontos ou cashback

Você prefere um cartão de crédito que te ajude a juntar pontos ou cashback? Existem opções no mercado financeiro que já permitem que os usuários não façam mais essa escolha. Mas talvez isso exija que você pague uma taxa mensal – a famosa anuidade – para aproveitar esses dois benefícios.

Mas e aí, se esse não é o seu caso, na hora de definir entre pontos ou cashback, você sabe o que fazer? Hoje vamos nos informar bastante sobre esse assunto para fazermos as escolhas ideais de acordo com a realidade financeira de cada um.

Não existe certo ou errado, melhor ou pior… O que existe de verdade nessa escolha é o melhor caminho para o seu perfil de gastos, porque tudo vai depender se você compra muito ou pouco ao longo do mês e que tipo de benefícios prefere com o seu cartão de crédito.

O que são os pontos e quais seus benefícios?

Na batalha entre pontos ou cashback, saiba que os pontos são aqueles que você recebe em suas compras e que variam de acordo com os valores gastos e a pontuação estabelecida pela empresa responsável pela emissão do cartão. Às vezes, você pode ganhar 1 ponto a cada real gasto, por exemplo.

As empresas oferecem aos usuários dos cartões de crédito programas de recompensas, também chamadas de programas de relacionamento ou de pontos. Dentro dessas plataformas você pode trocar seus pontos por descontos em diversos produtos e até mesmo experiências.

É possível ainda trocar seus pontos do cartão de crédito por milhas aéreas, e isso faz muito sentido para aquelas pessoas que viajam bastante. Entre pontos ou cashback, saiba que escolher a opção “pontos” pode ser mais vantajosa para as pessoas que têm gastos maiores no dia a dia ou que utilizam as milhas.

O que é o cashback?

Já o cashback é um termo em inglês que significa “dinheiro de volta”. E vamos traduzir isso não só para o português, mas para a aplicação prática que esse benefício tem em sua vida: com o cashback, parte do valor das suas compras volta para você!

Ele é bastante indicado para pessoas que têm gastos menores. É legal que você saiba que também varia a forma como você recebe esse dinheiro de volta, que pode ser por meio de descontos na sua fatura, o valor acrescido em sua conta mesmo ou descontos em lojas parceiras daquela instituição financeira responsável pelo cartão.

Nós já falamos muito na palavra “variar”, mas ela é necessária novamente, porque o percentual do valor da compra que volta para você também depende da política estabelecida pela empresa. Geralmente, o cashback é de 1% sobre o valor total de cada compra, mas isso pode ser de 0,5% e até mesmo 5% em cartões mais elitizados.

Pontos ou cashback: o que escolher?

Se você tem dúvidas sobre escolher entre pontos ou cashback, pense no que dissemos anteriormente sobre os seus gastos. Se você gasta bastante no cartão de crédito e gosta de trocar seus pontos por produtos ou experiências, o sistema de pontos pode ser a melhor opção.

Mas se você gasta pouco, o cashback pode ser mais interessante. Está a favor do cashback o fato de que o dinheiro costuma voltar dentro daquele mês ou no mês seguinte para sua conta. Ou seja, você espera pouco para ter seu benefício e é algo prático, porque na maioria das vezes os bancos automatizam esse processo.

Já o programa de pontos, é ideal para quem já está acostumado a olhar ofertas e recompensas nos sites e que pode conseguir juntar mais rapidamente para conseguir escolher aqueles produtos ou milhas que fazem a diferença. Ah, e é preciso bastante atenção porque os pontos expiram, viu?

Como dissemos no início, é possível ter tudo em um só cartão. Nesse caso, se você não quer escolher entre pontos ou cashback, fique atento se a anuidade cobrada não é muito alta. Por isso, escolha com bastante calma e consciência financeira, combinado?