09/10/2025
12h00
prêmio nobel (1)

Desde que a gente se entende por gente, escuta falar do famoso e prestigiado Prêmio Nobel. Mas você sabe o que isso significa e por que essa premiação movimenta o mundo todos os anos? É sobre essa curiosidade que vamos aprender hoje.

Mas já para revelar o mistério e desvendar aquela pergunta que todo mundo se faz, saiba que os ganhadores do Prêmio Nobel recebem sim quantias em dinheiro – além de um dos títulos e reconhecimentos mais cobiçados do mundo.

No total, são pagos seis prêmios para cada categoria do Prêmio Nobel (que veremos ao longo do texto), e os vencedores ganham 11 milhões de coroas suecas. Isso significa 1,2 milhão de dólares americanos ou 6,3 milhões de reais, de acordo com a cotação de outubro de 2025.

O que é o Prêmio Nobel?

A história dessa premiação é muito interessante, pois é uma homenagem a Alfred Nobel (1833-1896), engenheiro químico que nasceu na Suécia. Ele inventou nada mais nada menos que a dinamite, que hoje é amplamente utilizada na mineração e na construção civil.

Ao longo de sua vida, criou mais de 300 patentes. Embora o cientista tenha tido muito sucesso, alguns de seus experimentos também provocaram explosões que vitimaram pessoas. Mas é o que ele fez no final da vida que até hoje faz a diferença no mundo.

Em seu testamento, Alfred Nobel pediu que sua fortuna fosse utilizada para reconhecer pessoas que se dedicavam às áreas que mais interessavam a Alfred: física, química, fisiologia ou medicina, literatura e paz. Esses temas formam hoje as categorias do Prêmio Nobel, ao que se soma ainda o reconhecimento nas ciências econômicas (categoria criada mais tarde).

Essa vontade de Alfred foi atendida e, cinco anos depois, em 1901, o Prêmio Nobel foi criado. Desde então, a cada ano, em outubro, são anunciados os vencedores das categorias. Em dezembro, nas cidades de Oslo (Noruega) e Estocolmo (Suécia) acontece uma cerimônia oficial com a entrega dos diplomas e medalhas.

Um fato importante é que isso só não ocorreu durante as Primeira e Segunda Guerras Mundiais.

Quem indica as pessoas premiadas?

Foi também em seu testamento que Alfred definiu quem seriam os responsáveis por indicar os participantes que “disputam” entre as categorias e posteriormente recebem votos dos diferentes comitês formados pelas instituições que você conhecerá a seguir.

Um fato muito curioso é que não é divulgada a lista de participantes, ou seja, só temos conhecimento do vencedores mesmo. Esse segredo é mantido por 50 anos ou enquanto as pessoas ainda estiverem vivas.

No caso do Nobel da Paz, um comitê formado por cinco pessoas eleitas pelo Parlamento Norueguês é que faz essa curadoria. Para os Nobéis de Física, Química e Economia, a responsabilidade está sobre a Academia Sueca Real de Ciências.

Já o Instituto Karolinska faz a seleção para o Nobel de Medicina, enquanto a Academia Sueca faz o mesmo trabalho para o Nobel de Literatura. Juntas, essas instituições e esses comitês enviam cartas a pesquisadores e instituições de pesquisa do mundo todo para coletar possíveis nomes que serão avaliados e honrados pelo Prêmio.

Estima-se que, anualmente, são avaliados entre 200 e 300 nomes pelos comitês de cada área. Outras curiosidades são: somente pessoas em vida podem ser indicadas e se os comitês entenderem que entre os indicados ninguém fez diferença para a humanidade dentro das categorias, pode haver o anúncio de que não há Prêmio Nobel para determinada categoria no ano vigente.

Ou seja, os prêmios são concedidos apenas às pessoas que realmente fazem a diferença para a nossa humanidade.

O que os laureados recebem?

Além da premiação em dinheiro, os laureados – termo que quer dizer que uma pessoa foi reconhecida por um prêmio ou recebeu uma coroação ou honraria – recebem uma medalha em ouro e um diploma único confeccionado por artistas noruegueses e suecos. Demais, não é mesmo?