19/09/2025
10h02
princesa tiana

A Disney sempre encanta milhões de crianças e adultos com seus filmes e histórias mágicas. Hoje vamos falar de um assunto muito legal até para quem nunca assistiu ao filme “A Princesa e o Sapo”, que tem como protagonista a princesa Tiana. E, já adiantando, saiba que esse filme traz muitos ensinamentos bonitos e reflexões sobre sonhos e finanças!

Com certeza, esse é um filme bem recebido pelo público – embora existam críticas -, porque traz uma série de questões que podemos refletir, como o fato de ter sido o primeiro longa com uma princesa afro-americana.

Mas vamos trazer uma visão mais voltada aos ensinamentos sobre nunca desistir de um sonho. A persistência e o foco da princesa Tiana são os marcos dessa história, sobre os quais falaremos hoje. Vamos ver?

Nunca desista dos seus sonhos!

O sonho do pai da princesa Tiana era abrir um restaurante, mas ele acaba falecendo antes disso acontecer. A jovem, então, começa a trabalhar bastante para conseguir honrar esse desejo do pai, que se transformou em seu maior sonho de vida.

A personagem é determinada, mas também tem uma visão clara sobre o que quer. Ela não sonha apenas, mas especifica seu sonho. O que ela quer é abrir um restaurante, mas ela determina um local, a comida que será servida, imagina o público-alvo e define até mesmo a música que os seus clientes vão ouvir.

A princesa Tiana tem um sonho completo e sabe aonde quer chegar. E aqui, nós temos uma primeira lição: ao sonhar, ao definir uma meta financeira, você precisa saber exatamente aquilo que quer. Qual é o preço do seu sonho? O que é indispensável para você?

Vamos imaginar que o seu sonho hoje seja comprar um carro. Você quer um carro novo, usado, automático ou manual? Você vai viajar com o veículo ou fazer renda em aplicativos? Qual a cor do seu sonho e quanto você precisa para chegar lá? Anote isso para manter seu objetivo sempre claro.

A princesa Tiana faz o sonho acontecer

O que adianta ter uma visão exata daquilo que você quer se não houver esforço para isso? A princesa Tiana não ficou sonhando e esperando a magia acontecer. Pelo contrário: trabalhava durante o dia como garçonete em uma cafeteria e à noite usava seu dom de cozinhar para fazer torradas que encantavam o público.

Aqui, nós temos mais duas lições, e a primeira delas nos mostra que precisamos aproveitar os nossos dons. Quantas pessoas sabem cozinhar bem, fazer deliciosos bolos, são pintores natos ou têm muitas habilidades e curiosidade para consertar carros, por exemplo, mas estão desempregados?

Não precisamos desperdiçar dons, mas perceber isso como um presente e tornar nossas habilidades em oportunidades de negócios. Tiana sabia cozinhar e queria abrir um restaurante, e nós sabemos que no filme é tudo mais fácil, mas na vida real podemos começar com pequenos negócios, caseiros, até que as coisas tomem novos rumos.

E uma segunda lição é a de lutar por aquilo que se quer, como a personagem faz ao trabalhar em dois empregos e economizar o máximo possível para garantir os recursos necessários para abrir seu restaurante. E isso mostra que precisamos trabalhar e gastar o dinheiro de forma consciente, sempre fazendo uma reserva daquela parcela que vai nos ajudar a empreender.

Paixão em todos os propósitos

A princesa Tiana tem em seu sonho uma verdadeira paixão. E quando amamos aquilo que fazemos ou que nos propomos a fazer, é muito mais provável que tenhamos sucesso. Além disso, ao longo do filme, ela mantém o foco em seu objetivo, mas não deixa de olhar para a necessidade dos outros e decide deixar o amor acontecer em sua vida.

E isso também é muito valioso, pois ensina que precisamos ter equilíbrio em nossas vidas. Uma mente focada somente no trabalho e na vontade de fazer sucesso pode nos deixar frustrados. Em determinado ponto do filme – não vamos dar spoiler – um acontecimento muda tudo na vida da princesa Tiana.

E é meio ao inesperado que ela segue determinada em alcançar seus objetivos e exemplo de responsabilidade financeira. Recalcular a rota e manter a esperança acesa são atitudes que precisam estar nos seus planos, porque nem sempre as coisas vão ser como queremos, mas seguir firmes em nossos sonhos pode mudar tudo.

Que tal aproveitar o dia de hoje para assistir ao filme e perceber mais de perto os ensinamentos que ele propõe?