No dia a dia, existem diferentes armadilhas em busca de vítimas. Internet, telefone e até mesmo visitas em nossas casas são meios que criminosos utilizam para aplicar fraudes. Mas nada tem assustado mais os brasileiros que o golpe da prisão digital, que se utiliza do medo e da falta de conhecimento para aterrorizar vítimas.
O objetivo dos criminosos é sempre o mesmo: conseguir dinheiro de forma ilícita, e eles seguem criando novas maneiras diariamente para fazer isso. Só que a prisão digital não é só mais uma forma simples de aplicar golpes, mas de deixar as vítimas completamente desesperadas, com aquela sensação de injustiça por serem incluídas em processos completamente mentirosos.
O golpe da prisão digital na prática
Imagine só: você é um cidadão honesto e, do dia para a noite, recebe o comunicado de que está no centro de uma investigação criminal. É uma notícia para acabar com os dias e as noites tranquilas de qualquer um, concorda? E é exatamente assim que o golpe da prisão digital funciona, já que criminosos ligam ou enviam mensagens para as vítimas contando que elas estão sendo investigadas a partir de agora.
A coisa é tão profissional que os criminosos começaram a utilizar recursos de Inteligência Artificial (IA) para fraudar documentos que parecem com aqueles oficiais, emitidos por órgãos de justiça verdadeiros. Após o choque, as vítimas são orientadas a fazer videochamadas, nas quais são interrogadas sobre as falsas acusações.
Naquele momento, os criminosos se passam por policiais, advogados e outras autoridades ligadas ao sistema policial e judicial, e começam a fazer propostas para que o processo seja encerrado. E é nesse ponto que eles conseguem tirar dinheiro das vítimas, pois os acordos sempre vêm acompanhados do pagamento de multas ou acordos.
Como se proteger?
Grave bem a próxima frase: a polícia ou diferentes autoridades de justiça jamais entram em contato por telefone ou via mensagens em redes sociais. Mesmo que existam documentos que pareçam com aqueles oficiais, na dúvida, procure a polícia para entender se aquele fato é realmente ou se se trata apenas de um golpe.
Sempre interrompa quaisquer contatos com esse tipo de abordagem para não dar espaço às práticas de criminosos. Mesmo que tudo pareça horrível, não se amedronte: esteja tranquilo e bloqueie os chamados dos golpistas. A atenção e a calma são as maiores armas que podemos utilizar contra essa e outras práticas de criminosos, combinado?