19/02/2026
10h25
problemas financeiros

Muitas vezes, cuidamos da nossa saúde física com exames periódicos ou com exercícios na academia e caminhadas diárias, mas esquecemos de dar a mesma atenção à nossa saúde financeira. Alguns problemas financeiros atuam como aquelas dores que deixamos para lá, mas que, no final das contas, vão crescendo a ponto de se tornarem algo mais sério.

Parar para analisar onde o dinheiro está indo, como estão os investimentos e se os seguros fazem sentido é um exercício que nem sempre está em nossa lista de prioridades. E é exatamente aqui que o perigo mora: assim como uma doença física, os problemas financeiros são muito mais fáceis de resolver quando detectados no início. Por isso, hoje vamos ver quais são os mais comuns deles! 

Problemas financeiros: refletindo sobre hábitos comuns

O primeiro grande vilão entre os problemas financeiros é a falta de planejamento, uma tema que falamos muito aqui no Clube U., justamente pela sua importância.. Deixar a organização das contas para depois – a famosa procrastinação – pode resultar em juros acumulados no cartão, principalmente se você tem o hábito de fazer várias compras parceladas ao mesmo tempo sem entender se a soma de todas elas vai ultrapassar seu orçamento nos próximos meses. 

Outro ponto crítico que precisamos ter em mente são aqueles gastos excessivos, não planejados ou as compras por impulso. Muita gente vive no limite ou gasta mais do que recebe, o que causa um verdadeiro círculo vicioso que impede qualquer um de colocar as contas em dia. 

O uso desenfreado do crédito

Reduzir despesas precisa ser uma meta para aquelas pessoas que querem uma vida longe de problemas financeiros, com menos dívidas e mais tranquilidade. E há um fator ainda mais importante: sem planejamento e controle sobre gastos excessivos, dificilmente você vai conseguir poupar e construir um patrimônio sólido, já que o dinheiro pode ser direcionado para necessidades de momento e não compromissos sérios. 

Nós já falamos em diversos conteúdos que o crédito, quando bem utilizado, não representa sempre um risco. Mas ele está sim entre os problemas financeiros que devem ser observados, pois muitos brasileiros o utilizam o limite do cartão de crédito ou do cheque especial como uma extensão do salário. 

Pare de ignorar os imprevistos!

Sabe outro tópico que sempre priorizamos aqui? É a construção de uma reserva financeira ou colchão financeiro, que nada mais é que um valor que fica disponível para emergências ou imprevistos. O mais indicado é que você junte um valor que seja suficiente para cobrir ao menos 3 ou 6 meses de suas contas mensais, para conseguir manter tudo em ordem em ocasiões complexas, como a perda do emprego. 

O amanhã e o equilíbrio necessário

Seguindo nessa mesma linha da reserva de emergência, saiba que existem alguns problemas financeiros que podem ser evitados bem antes. Quer um exemplo? Quanto mais cedo você começar a pensar em sua aposentadoria, melhor, pois você poderá utilizar investimentos de longo prazo para render muitos juros a seu favor. 

Por fim, o segredo do sucesso no Clube U. é o equilíbrio. O dinheiro deve ser um meio para realizar sonhos e gerar segurança nos dias de hoje e no futuro, e é por isso que insistimos com assuntos básicos como o planejamento financeiro, a reserva de emergência, a construção de um patrimônio sólido e fundos para aposentadoria, pois é isso que vai te dar qualidade de vida. Pense nisso! 

Sobre o Autor

Emelyn Vasques
Emelyn Vasques

Jornalista, atua há 8 anos nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação e produção de conteúdos para diferentes veículos e plataformas. Destaca-se em sua trajetória a experiências como repórter no Jornal Diário do Comércio, especializado na cobertura econômica de Minas Gerais.