O mundo digital está cada vez mais presente dentro do nosso cotidiano e dia a dia e aí surge a seguinte dúvida: como você prova que é você mesmo dentro de um universo virtual?
Algumas tecnologias vendo sendo criadas para facilitar esse método de reconhecimento e também conceder mais seguras nos processos financeiros digitais e no uso de aplicativos, por exemplo.
Um desses métodos é a tecnologia de reconhecimento facial. Você sabe como ela funciona e de que maneira ela te protege? É o que falaremos hoje neste texto!
Ao terminar a leitura do artigo não se esqueça de pegar seus números da sorte para acumular pontos e ter mais chances de ser sorteado pelo Clube UTUA, combinado?
O que é a tecnologia de reconhecimento facial?
A tecnologia de reconhecimento facial também é conhecida como biometria facial e é uma função que utiliza uma Inteligência Artificial (IA) para identificar traços do rosto de uma pessoa.
É por meio da tecnologia de reconhecimento facial que uma câmera consegue ler características físicas como tamanho do nariz, cor dos olhos, distância entre os olhos, tamanho e formato da boca e por meio de tal leitura prova que você é você mesmo.
Funciona de forma similar à leitura de impressão digital, porém, utiliza câmeras que fazem a leitura de feições físicas e do olho e assim faz todo o reconhecimento.
Como o reconhecimento facial me protege?
Atualmente, diversos aparelhos celulares já utilizam a tecnologia de reconhecimento facial como método de bloquear e desbloquear tanto o aparelho, quanto os aplicativos de redes sociais e os de banco, por exemplo.
Além disso, esta tecnologia é tão completa que pode ser utilizada nas seguintes situações:
Proteção de dados: a tecnologia aqui é utilizada como método de proteção para o controle de entrada e saída de algum lugar, por exemplo.
Controle entre fronteiras: Em alguns aeroportos do mundo a Polícia Federal utiliza a tecnologia de reconhecimento facial para identificar passageiros e controlar o fluxo de pessoas que entra e sai do país. Aqui no Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro foram os primeiros locais a adotarem tal tecnologia.
O que o reconhecimento facial tem a ver com a minha vida financeira?
Você deve estar se perguntando o que essa tecnologia tem a ver com sua vida financeira, não é mesmo? Pois bem, você pode até não saber, mas o reconhecimento facial é uma ferramenta muito importante para proteger o acesso às suas informações bancárias!
Afinal, hoje em dia quase todo mundo possui aplicativos de bancos instalados no celular para fazer operações como transferências, pix, pagar boletos e muito mais!
E a tecnologia de reconhecimento facial justamente vai proteger e resguardar o aplicativo de seu banco de ser acessado por terceiros e de possíveis tentativas de golpe!
Fique por dentro de tudo o que acontece!
Então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, escrevemos conteúdos de valor que te deem conhecimento para agir e gerar resultados.
Para ficar por dentro de tudo o que ocorre no universo dos cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e notícias do mundo financeiro continuem acompanhando nossas atualizações aqui no site do UTUA e também acompanhem nosso perfil no Instagram!
A equipe do UTUA agradece!