No último 24 de outubro de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social, conhecido como INSS, convocou 4 milhões de brasileiros aposentados para a prova de vida. Hoje, portanto, vamos entender um pouco mais sobre esse procedimento obrigatório, principalmente porque o não cumprimento pode gerar cortes nos benefícios.
O que é a prova de vida?
Como o próprio nome já diz, a prova de vida confirma que o beneficiário (aquele que recebe) de aposentadorias e pensões do INSS está vivo. E isso é muito importante para evitar fraudes, pois existem muitos casos em que os beneficiários falecem e outras pessoas seguem recebendo de forma indevida os valores dos benefícios previdenciários.
Como fazer o procedimento?
De forma geral, anualmente todos os beneficiários precisam fazer a prova de vida. Contudo, isso é feito de forma automática e on-line, o que passa por um rigoroso sistema de cruzamento de dados de plataformas do Governo Federal.
Os usuários podem fazer o procedimento por meio do aplicativo MEU INSS e também naqueles aplicativos de bancos nos quais os cidadãos recebem os valores – mas saiba que nem todo banco permite que isso seja feito virtualmente.
Os aposentados e pensionistas – além daqueles cidadãos que recebem benefícios temporários por incapacidade – que preferirem também podem ir presencialmente às agências bancárias responsáveis pelo repasse dos valores. Além do comparecimento, é necessário levar o documento de identidade oficial com foto.
Por que o INSS fez a convocação?
Especificamente sobre a convocação de 4 milhões de brasileiros que devem fazer a prova de vida, isso ocorreu porque essas confirmações não foram feitas automaticamente nos sistemas do INSS. Um ponto muito importante é que, a partir da data da convocação, os beneficiários têm somente 30 dias para fazer essa prova de vida.
O que ocorre se a confirmação não for feita?
Caso a prova de vida não ocorra no tempo estipulado pelo INSS, os benefícios poderão ser cortados. Por isso é muito importante estar sempre atento ao extrato previdenciário, pois é nesse documento que o órgão envia convocações como essa e dá outros avisos.
Cuidado com fraudes!
Ao fazer a convocação, o INSS voltou a lembrar aos brasileiros que não entra em contato com beneficiários para pedir documentos ou provas. Tudo é feito por meio do aplicativo oficial do órgão. Em caso de dúvidas, os cidadãos devem entrar em contato por meio dos canais de comunicação oficiais, como o 135, que funciona de segunda a sábado para ligações, entre 7 e 22 horas.
Por isso, fique atento e sempre desconfie de contatos ou mensagens enviados por SMS ou WhatsApp. O INSS também não envia servidores às casas para fazer esse trabalho de prova de vida. Ou seja, nunca abra o portão nesses casos ou passe informações pessoais sensíveis, principalmente aquelas relacionadas às contas bancárias e senhas.