Você só lembra do radiador do seu carro quando está em uma viagem tranquila e é interrompido por aquela luz vermelha que indica superaquecimento do carro? Que pavor, hein? Mas imagina só: por trás desse susto, pode estar um erro simples e fatal que pode fundir o motor do seu carro. E nós apostamos que não é por essa experiência que você quer passar, concorda?
Porém, vira e mexe, a gente se preocupa tanto com o óleo e esquece de um item vital: o fluido do radiador. E fica até difícil a gente acompanhar tantos detalhes de manutenção, já que hoje em dia tudo é tão caro. Mas esse é um cuidado que não pode ser negligenciado.
Por que cuidar bem do radiador?
Para se ter ideia da gravidade da situação, saiba que o motor superaquecido é um dos piores pesadelos de qualquer motorista. O conserto de um motor fundido pode custar uma verdadeira fortuna, e a culpa, muitas vezes, é de um cuidado negligenciado: o líquido do radiador.
O que a gente precisa entender é que o radiador é o coração do sistema de refrigeração. Ele mantém a temperatura do motor na faixa ideal, garantindo que ele não “frite” por dentro. Se ele falha, o prejuízo é catastrófico e o carro para de vez.
Nunca coloque água da torneira!
Enquanto consumidores e motoristas, precisamos ficar atentos a um erro muito comum e perigoso: NUNCA use apenas água da torneira, combinado? A ideia de que “água é água” é um grande engano de manutenção, por uma série de motivos.
Para começar, saiba que a água da torneira tem cloro e minerais, como o cálcio e o magnésio, que são altamente corrosivos para as peças de metal do seu carro. Eles provocam ferrugem e incrustações no sistema de refrigeração.
Essa ferrugem e esses depósitos minerais viram uma espécie de “lama” que entope os canais finos do radiador e do motor. Quando o sistema entope, a água não circula e o motor superaquece rapidinho – é eita atrás de eita!
O que é o líquido aditivo?
O líquido ideal para o seu radiador é o aditivo (coolant), misturado à água desmineralizada. Esse aditivo tem a função de aumentar o ponto de ebulição da água (evitando que ela ferva facilmente; proteger contra a corrosão (evitando a ferrugem); e lubrificar a bomba d’água.
Como cuidar bem do seu carro?
Existe uma dica muito simples para manter a saúde do carro e evitar grandes prejuízos: a prevenção. Mesmo que seu carro esteja funcionando bem, a manutenção do radiador deve ser preventiva, ou seja, não espere a luz acender.
Faça manutenções constantes em seu veículo e reserve anualmente valores necessários para revisões, o que garante a sua segurança no trânsito. Por mais que isso seja caro, lembre-se que não há nada mais valioso que a vida.