19/09/2025
07h29
recicláveis

Você provavelmente conhece alguém que passa em sua rua recolhendo recicláveis. Latinhas de alumínio, garrafas plásticas, embalagens, papelão e muitos outros itens estão na lista de itens que não deveriam ir para o lixo comum. Bom, e sabe o melhor disso tudo? Ajudar aqueles que fazem da reciclagem o sustento de suas vidas.

O que é a separação consciente do lixo doméstico?

O lixo que geramos em nossas casas é chamado lixo doméstico, e todos os dias são geradas toneladas de resíduos por conta das atividades humanas. O simples fato de fazer café, abrir a embalagem do pão ou usar o banheiro já é responsável por gerarmos, no mínimo, uma sacolinha de lixo. E os recicláveis, na maioria das vezes, estão ali no meio sendo desperdiçados.

A separação consciente do lixo doméstico significa que você retira do lixo comum, aquele que é coletado pelas empresas contratadas pelas prefeituras municipais, os recicláveis e também os resíduos orgânicos. Esse é um ato de amor ao meio ambiente, porque o lixo que vai ao aterro acaba gerando um líquido – o chorume – que contamina os lençóis freáticos.

Ou seja, reduzir a quantidade de lixo que vai para aterros sanitários é uma excelente ideia. Você ajuda o meio ambiente, as pessoas que recolhem recicláveis e, ainda, pode ganhar uma graninha extra se juntar latinhas, plásticos e papelão para vender em locais que fazem a reciclagem. Antigamente, era muito comum que as pessoas fizessem pequenas vendas em ferro velho. Você se lembra disso?

Quais são os recicláveis que posso tirar do lixo comum?

Os recicláveis, também chamados de lixo seco, são aqueles que nós já citamos aqui: embalagens de papel, papelão, vidros, metais – como as latinhas de alumínio – e os plásticos. Você pode separar uma caixinha em casa com esse tipo de material e colocar para fora nos dias em que sabe que passa um catador de material reciclável.

Pode ter certeza que essa simples atitude vai ajudar e muito no trabalho dessas pessoas que tiram do lixo o sustento de suas famílias e ainda fazem um grande papel na sociedade ao trabalhar com a reciclagem. Isso não vai te dar muito trabalho no dia a dia, e pode ter certeza que se sentirá bem, pois todo mundo gosta de fazer o bem, concorda?

E se quiser juntar uma quantidade maior de recicláveis para colocar na rua de uma só vez, a dica aqui é passar uma água de reuso em latas e vidros ou um papel guardanapo que já iria para o lixo para somente tirar o excesso de sujeira de embalagens plásticas, por exemplo. Assim, o lixo reciclado não vai atrair insetos.

O que fazer com o lixo orgânico?

O lixo orgânico muitas vezes é ignorado por nós, porque não temos onde colocá-lo ou porque nossas casas não têm espaço e hortas para utilizarmos esse material como adubo. Mas saiba que ele é formado por restos de comida, cascas de frutas e legumes, borra de café, entre outros resíduos.

Bom, em algumas cidades existe o recolhimento desse tipo de lixo, embora esse serviço ainda precise crescer muito. Se você conhece alguém que faz compostagem, pode oferecer esse tipo de resíduo. O importante é sempre pensar em formas de reduzir a quantidade de lixo que vai para o caminhão.

E o lixo doméstico, o que fazer?

Infelizmente, alguns itens como papel higiênico, resíduos humanos e de animais, papéis engordurados, plastificados e metalizados, além de outros itens não podem passar por reciclagem. Nesse caso, o ideal é que a gente reduza o consumo de plásticos de uso único, por exemplo, e aposte mais em itens que podem ser reciclados.

Mas existe algo muito importante a se fazer: sempre observe o dia do caminhão de recolhimento de lixo para destinar seu lixo comum fora da forma certa. Jamais despeje lixo em locais proibidos, pois isso faz um mal danado à saúde da população e do meio ambiente.