01/08/2025
10h36
remédios genéricos

Na hora de comprar um medicamento na farmácia, você pede opções de remédios genéricos ou aqueles da marca original (calma que explicamos isso mais à frente)? Essa variedade ainda deixa muita gente na dúvida e sem saber se os genéricos são confiáveis, já que o custo é menor. Você acha que é tudo igual? Ou pensa que a melhor opção é aquela que resolve a questão de saúde, desde que seja mais barata?

Diferenças entre os remédios

Quando as pessoas falam em remédios genéricos e de marca, elas estão falando sobre o que mesmo? Você já parou para pensar nisso? A gente pensou e vai te explicar de um jeitinho bem simples e resumido! Os remédios originais, conhecidos como remédios de referência, foram os primeiros a serem produzidos.

E o que que isso significa? A empresa X fez os estudos e os testes para deixar o remédio seguro para a população, ou seja, remédios que vão atuar nas doenças ou demais condições de saúde. Tais pesquisas costumam durar muitos anos e são caras, porque envolvem muitas questões técnicas. Afinal, saúde é coisa séria, né?

Por um tempo, somente a empresa que conduz as pesquisas vende o medicamento, de maneira exclusiva. Isso se dá por questões de patentes, que são muito técnicas e que não precisamos entrar em detalhes. O importante mesmo é que você entenda por que existem essas diferenças e que foi assim que surgiu essa diferenciação.

Ao comprar remédios genéricos você economiza!

Depois do período de exclusividade, outras empresas podem fabricar os medicamentos, mas é aqui que mora a sua economia: esses medicamentos, por lei, precisam custar, no mínimo, 35% menos em relação ao valor do medicamento de referência, e é exatamente por isso que os remédios genéricos são mais baratos.

Por isso, é muito importante que você sempre faça uma pesquisa de preços. Os valores podem ser muito diferentes entre as redes de farmácia – e, antes de tudo, é preciso verificar se na farmacinha do Sistema Único de Saúde (SUS) não tem os medicamentos que você precisa de forma gratuita. Melhor ainda, não é mesmo?

Remédios genéricos são seguros?

Agora, vamos a uma pergunta muito importante: será que os remédios genéricos funcionam? Sim! Embora não sejam os originais, os genéricos passam por rigorosos controles de qualidade. Isso, como já dissemos, é muito importante, porque as fabricações precisam ser seguras, já que estamos falando aqui de medicamentos utilizados por pessoas que precisam de cuidar da saúde.

Saúde em primeiro lugar!

Em um tema como esse, não podemos deixar de te falar algumas coisas ainda mais importantes. A primeira delas é que saúde é coisa séria. Por isso, evite comprar remédios por conta própria e tomar sem ter a indicação médica. A automedicação é algo muito sério e não é indicada por nenhum profissional de saúde.

A segunda dica, portanto, é: procure sempre o serviço de saúde da sua cidade quando tiver queixas de saúde. Isso é importantíssimo. O SUS tem atendimento amplo em todo o país e você deve procurar postos de saúde ou unidades de pronto atendimento – as UPAs – sempre que precisar. E o melhor sempre é olhar assim que os sintomas começam para você não piorar a condição de saúde.

Entre remédios genéricos e de referência, o principal é buscar atendimento e ficar bem! Cuide-se!