28/08/2025
12h55
renda em eventos

Sabe aquele dinheiro extra que você sonha em ter todo fim de mês? E se a gente te contasse que é possível fazer renda em eventos durante festividades que acontecem em sua cidade? Os brasileiros amam encontros, festas e celebrações, sejam eles relacionados a motivos religiosos, apresentações musicais, feiras gastronômicas e tantos outros.

E por que não aproveitar essas oportunidades para fazer renda em eventos, garantindo um dinheiro que pode te ajudar a quitar dívidas, comprar itens que você precisa em casa e, até mesmo, realizar sonhos? Pensando nisso, hoje você vai conhecer os principais produtos que podem e devem ser vendidos em eventos e como fazer isso da forma correta.

O que vender para fazer renda em eventos?

Muitas pessoas fazem renda em eventos vendendo um simples item: bebidas. E aqui não estamos falando apenas de bebidas alcóolicas, pois a água é um grande exemplo que todas as pessoas procuram quando estão na rua e sem acesso a fontes potáveis ou com acesso limitado a bebedouros.

Em festas em que as pessoas passam muito tempo fora de casa ou que ocorrem durante o dia, as bebidas refrescantes podem ser campeãs de venda, ao lado, é claro, das opções de alimentos. O destaque entre as comidas vão para aquelas opções fáceis, para comer em pé, como aperitivos, salgadinhos industrializados ou comidas típicas daquela festa.

Nas festas de São João ou juninas, é muito comum que os itens mais pedidos sejam pipocas, doces com amendoim, milho verde cozido, canjica e por aí vai. Dessa forma, é fundamental que você acompanhe o que mais combina com cada estilo de evento para que toda a sua mercadoria ou seus produtos tenham saída.

Artigos sazonais

Para fazer renda em eventos, você também pode apostar em enfeites ou acessórios de roupas que fazem parte daquela tradição. Durante o Carnaval, por exemplo, é comum que os vendedores estejam com os carrinhos cheios de adereços, tiaras e fantasias para os foliões. Voltando ao São João, lenços xadrez, gravatas e chapéus de palha podem ser boas pedidas.

Você pode considerar ainda brinquedos para os eventos em que há a participação do público infantil. Em praças, esses artigos que divertem a meninada costumam ter muita saída. Artesanatos também podem ser valorizados, a depender do público do evento, e é por isso que indicamos aqui que você tenha criatividade ao pensar em fazer renda em eventos.

Dicas importantes antes de vender!

🌭 Ao vender alimentos durante eventos, tenha cuidado com produtos que estragam com facilidade. É fundamental cuidar da saúde das pessoas que vão comprar a comida preparada por você. Mesmo nos casos em que você vende produtos industrializados, esteja atento aos prazos de validade e estado de conservação, pois intoxicações alimentares são muito sérias e ninguém quer causar isso, correto?

⚠️ A segunda dica é a seguinte: saiba que, para vender nas ruas, você precisará fazer um cadastro. Em eventos grandes, como carnavais e festas de São João, as prefeituras fazem cadastros específicos com aquelas pessoas que querem vender. E isso é fundamental para manter a organização da cidade e a ordem dos eventos.

Dessa forma, se você quer garantir renda em eventos, procure o site da prefeitura da sua cidade e entenda o passo a passo e a documentação necessários para fazer tudo de maneira correta, evitando desconfortos com ambulantes já cadastrados e até mesmo a apreensão de mercadorias nos dias em que estiver vendendo.

Lembre-se que informação nunca é demais, e fazer uma grana extra dentro daquilo que é legal, regular, deixará tudo mais fácil e satisfatório para você. O importante mesmo é não deixar as oportunidades passarem!