Garantir renda na graduação nem sempre é fácil, principalmente para aqueles estudantes que estão em horários integrais (o dia todo) ou que conseguem bolsas de estudos em turnos de estudos variados. E é por isso que nesses momentos a criatividade precisa falar mais alto.
Não é raro vermos por aí um tanto de estudante que se desdobra entre estudos e pequenos negócios ou aqueles trabalhos chamados ‘freelancer”, quando uma pessoa faz serviços de forma temporária e sem vínculo empregatício.
Como conseguir renda na graduação?
Se a situação é difícil e está difícil conseguir renda na graduação, saiba que existem alguns trabalhos que podem render uma grana extra que vai te ajudar a manter a rotina de estudos para conquistar o tão sonhado diploma.
Desistir não deve estar em seu vocabulário ou em sua cabeça, ok? Vamos juntos conhecer saídas para isso, pois, infelizmente, é sabido que apenas 49% dos brasileiros que começam o ensino superior conseguem chegar até o final, algo que ocorre por diferentes motivos – dados de 2025.
Aulas particulares
Muitas pessoas conseguem renda na graduação com aulas particulares. É comum que os alunos estudem muito para iniciar o curso superior ou desenvolvam grandes habilidades em diferentes disciplinas ao longo da faculdade.
Química, física, matemática, português, inglês… Várias são as disciplinas que podem servir de ponto de partida. Na própria vizinhança é possível divulgar essas aulas particulares que vão ajudar alunos do ensino fundamental, médio e até mesmo aquelas pessoas que estão estudando para passar no vestibular e em outras provas.
Por isso, é importante que você divulgue essas aulas particulares para conseguir uma boa clientela ou pelo menos alguns alunos que representem um alívio financeiro, mesmo que seja só para complementar a renda ou pagar pequenos custos da faculdade.
Outro ponto muito importante é que as aulas particulares, além de representarem renda na graduação, te dão mais flexibilidade de horário. Você pode dar aulas nos momentos que têm livre e aproveitar finais de semana para abrir sua agenda e dividir entre a rotina dos seus estudos e de dedicação às aulas particulares.
O bônus aqui é que você segue se desenvolvendo de uma forma valiosa, já que utilizará seu conhecimento constantemente. Isso te ajuda a manter esse conhecimento sempre vivo na memória e quem sabe um dia você não torna isso a sua profissão?
Entregas por aplicativo e caronas
Sempre tem alguém na sua faculdade indo para o mesmo bairro. Pense nisso e poste em grupos relacionados à faculdade que você pode oferecer caronas – com valores partilhados, é claro. Assim, você reduz os seus gastos com transporte e ajuda outras pessoas a chegarem mais rápido em casa.
Mas não é só isso! Além de dar caronas que te beneficiarão, você também pode fazer renda na graduação ao fazer entregas por aplicativos ou até mesmo dirigir para outras pessoas em plataformas de mobilidade.
Mais uma vez, esse tipo de serviço traz muita flexibilidade, já que quem define os horários de trabalho será você mesmo. Ou seja, se quiser terminar as aulas e dirigir um pouco para aproveitar o movimento daquele horário, conseguirá fazer um dinheiro extra precioso.
Pequenos negócios e vendas
Você com certeza já deve ter visto um estudante vendendo doces, salgados, roupas, produtos de beleza e muitos outros itens durante a faculdade. E essa é uma das formas mais comuns de garantir renda na graduação.
Aqui, vale transformar seus dons, hobbies e habilidades para conseguir aquela grana extra. Afinal, a faculdade é um local de alto fluxo de pessoas e com quem você se relaciona diariamente, o que dá mais oportunidade para vender de forma constante aqueles itens que todo mundo ama.
E aí, gostou das dicas de hoje para fazer renda na graduação? Coloque em prática esses conselhos para não passar aperto e seguir com seus estudos até o final!