20/02/2026
10h28
rentabilidade líquida

A rentabilidade traz um guarda-chuva de conceitos que podem nos deixar confusos, e entender sobre esse mundo é fundamental para chegarmos aos retornos que buscamos. A rentabilidade líquida e a real, por exemplo, são duas expressões diferentes, com significados distintos, que podem trazer dúvidas porque carregam uma semelhança.

Hoje, vamos entender qual é essa similaridade e porque devemos ter clara essa diferença. Além disso, vamos trazer alguns sinônimos que fazem com que esses termos sejam ainda mais alvo de confusões. Por isso, a partir de agora, atenção redobrada para ficarmos com esse aprendizado fixo na mente e conseguirmos avaliar todos os cenários ao investir.

O que é a rentabilidade líquida?

Nós já contamos em outros artigos aqui, no Clube U., que a rentabilidade líquida funciona mais ou menos como o nosso contracheque. O nosso salário bruto é um valor maior, mas o líquido é aquele que nós recebemos em nossa conta bancária, já com todos os descontos que incidem, a exemplo do imposto de renda, da contribuição para a aposentadoria, entre outros.

No caso da rentabilidade líquida, ela representa o valor do investimento após alguns descontos, como o imposto de renda que pode ser descontado a depender do tipo de investimento, e taxas de administração, corretagem e custódia, entre outras, que algumas instituições financeiras cobram por gerir esses ativos (investimentos).

Se dermos um pequeno passo atrás, vamos entender que existe a rentabilidade bruta, que é o valor que geralmente é anunciado para atrair investidores. Mas, você já sabe: a palavra bruta, portanto, representa o valor sem qualquer dedução/desconto. E é por isso que é importante observar qual será a rentabilidade líquida.

O que há de novo na rentabilidade real?

Agora chegamos em um conceito que pode dar um pequeno nó em nossa cabeça. O que tem de comum entre a rentabilidade líquida e a rentabilidade real é que ambas trazer o valor do investimento após os descontos. Mas a rentabilidade real tem uma diferença muito importante: ela mostra se o seu dinheiro rendeu acima da inflação ou não.

E por que isso é importante no mundo dos investimentos? Justamente porque isso vai mostrar se o dinheiro perdeu valor ao longo do tempo. Para facilitar, vamos pensar em um valor que você investiu durante dois anos. Se ao final desse período os rendimentos superaram a inflação daqueles dois anos, o seu rendimento foi positivo. Mas se ele rendeu abaixo da inflação, mesmo que o dinheiro tenha crescido, houve uma perda em relação à inflação.

E os sinônimos?

Antes de finalizarmos, vamos trazer alguns sinônimos: rentabilidade nominal e bruta significam a mesma coisa. E pode aparecer o significado de rentabilidade líquida como aquela rentabilidade nominal após os descontos, mas perceba que elas não são utilizadas como termos equivalentes (sinônimos), apenas como um significado que traz o outro para a explicação.

Por fim, a rentabilidade real geralmente não tem termos equivalentes. Esperamos que você tenha gostado de aprender um pouco mais com o Clube U.. Ao investir, lembre-se de verificar como esses termos estão compondo aquele ativo para conseguir ganhos reais e ver seu dinheiro crescer, de fato. Até a próxima!

Sobre o Autor

Emelyn Vasques
Emelyn Vasques

Jornalista, atua há 8 anos nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação e produção de conteúdos para diferentes veículos e plataformas. Destaca-se em sua trajetória a experiências como repórter no Jornal Diário do Comércio, especializado na cobertura econômica de Minas Gerais.