
De forma geral, os gastos com saúde têm aumentado dia após dias e ainda que você tenha plano de saúde, saiba que não fica ilesa de tais gastos! Isso porque além dos expressivos aumentos das mensalidades que os planos de saúde vêm cobrando ultimamente, há também os valores das coparticipações.
Contudo, há também as pessoas que não possuem planos de saúde e utilizam somente o Sistema Único de Saúde (SUS) que inegavelmente é um modelo de saúde pública e que é importantíssimo para nosso país. No entanto, devido à alta demanda e vez ou outra, ao sucateamento dos repasses que deveriam ser feitos ao SUS, o sistema não comporta toda a demanda.
Por isso, construir reservas financeiras destinadas aos possíveis imprevistos relacionados à saúde que podem ocorrer com a gente e com nossa família, é importantíssimo nos dias atuais! Não sabe como fazer isso? Continuem a leitura deste texto e saiba mais!
O que são reservas financeiras?
As reservas financeiras são estratégias inteligentes de quem quem poupar dinheiro para algum objetivo em específico ou, ainda, para se resguardar de possíveis imprevistos e também para ter mais tranquilidade no futuro.
Tais reservas são destinadas às despesas inesperadas ou gastos não planejados, sem comprometer a estabilidade financeira geral e quando falamos de imprevistos de saúde elas são ainda mais necessárias. Por isso, confira abaixo maneiras eficazes de construir uma reserva financeira com o objetivo de sanar possíveis emergências em saúde.
Como construir reservas financeiras destinadas à emergências em saúde?
Construir reservas financeiras para imprevistos relacionados à saúde é uma estratégia importante para garantir a segurança financeira em situações de emergência. Confira algumas formas de fazer isso:
Tenha objetivos
Estabeleça quanto você deseja economizar e destinar para suas reservas de saúde. Isso pode variar dependendo de sua situação pessoal, como idade, histórico médico e cobertura de seguro.
Além do mais, é importante considerar se essa reserva de saúde será destinada somente a você ou a mais pessoas. Caso queira englobar mais pessoas, como familiares, por exemplo, é importante saber que a quantia deverá ser corresponde ao número de pessoas que se beneficiarão com tal reserva.
Crie seu orçamento
Analise suas finanças e identifique áreas onde você pode economizar. Crie um orçamento realista, reduzindo gastos desnecessários e direcionando uma parte de sua renda para suas reservas de saúde.
Priorize despesas de saúde
Coloque a saúde como uma prioridade em seu orçamento. Reserve dinheiro para prêmios de seguro, cobranças médicas regulares, medicamentos e exames preventivos. Dessa forma, você estará preparado para despesas comuns e reduzirá o risco de ser pego desprevenido.
Analise opções de planos de saúde
Avalie a possibilidade de adquirir um plano de saúde adequado às suas necessidades. Embora o custo do plano possa parecer alto, ter um seguro saúde pode ajudar a cobrir despesas médicas significativas, reduzindo a carga financeira em caso de emergência e possíveis internações, por exemplo.
Lembre-se que imprevistos sempre podem ocorrer!
Além das despesas médicas regulares, certas situações de saúde podem exigir custos adicionais, como internações hospitalares, cirurgias ou tratamentos especializados. Reserve uma parte de suas reservas para lidar com tais situações e não ser pego de surpresa.
É importante destacar também que a construção de uma reserva financeira, independentemente de sua finalidade, leva tempo e é preciso muita disciplina! Afinal, gastar dinheiro é infinitamente mais fácil do que poupá-lo. Por isso, organize-se e vá de pouquinho em pouquinho, combinado?
Fique por dentro de tudo o que acontece!
Então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, escrevemos conteúdos de valor que te deem conhecimento para agir e gerar resultados.
Para ficar por dentro de tudo o que ocorre no universo dos cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e notícias do mundo financeiro continuem acompanhando nossas atualizações aqui no site do UTUA e também acompanhem nosso perfil no Instagram!
A equipe do UTUA agradece!