08/01/2026
18h39
resgatar a poupança

Nos dias de hoje, resgatar a poupança é algo muito simples, e que podemos fazer em poucos cliques. Mas o que muitos brasileiros não sabem é que existe uma estratégia para não perder a rentabilidade ao tirar esse dinheiro da conta para utilizá-lo e até mesmo fazer novos investimentos em produtos financeiros que dão mais retorno financeiro.

A poupança, como você sabe, é o investimento mais “querido” pelos cidadãos de nosso país. Prova disso é que os dados mais recentes da Associação Brasileira das Entidades de Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), atualizados em maio de 2025, revelam que 32 milhões de pessoas investem exclusivamente na caderneta poupança, enquanto outros 27 milhões de brasileiros têm dinheiro aplicado em mais de um produto financeiro.

Existe dia certo para resgatar a poupança?

A informação é uma preciosidade que devemos sempre buscar em tudo o que fazemos em nossas vidas. Você sabia, por exemplo, que a depender do dia em que resgatar a poupança, você perde o valor referente aos rendimentos daquele mês em que foi realizado o saque? Talvez você conheça isso como “aniversário da poupança”.

E hoje você vai entender de uma vez por todas porque o aniversário da poupança é tão importante. O dia certo para resgatar os valores é sempre um dia após a data em que você depositou o dinheiro na conta. Vamos a um exemplo prático? Você iniciou os seus depósitos em 10 de julho de 2025. Se você decidir resgatar a poupança em 9 de janeiro de 2026, vai perder a rentabilidade referente ao mês de dezembro.

E isso acontece porque o rendimento mensal da caderneta de poupança, ou seja, aqueles juros que você recebe sobre o valor depositado, sempre serão acrescidos à sua conta no dia do aniversário mensal da poupança. Por isso, em vez de fazer saques em 9 de janeiro, o ideal é aguardar o dia 10 ou o dia 11, até que os seus rendimentos sejam depositados.

Dica especial para não perder dinheiro!

Uma dica muito interessante para você que faz todos os seus investimentos na caderneta de poupança – embora existam outros produtos financeiros seguros e com rentabilidade maior – é sempre fazer depósitos no mesmo dia. Em continuidade ao que explicamos anteriormente, saiba que os rendimentos dos valores acompanham sempre essa data inicial de depósito.

E para deixar esse assunto mais claro, saiba que isso significa o seguinte: suponha que você aproveitou o seu 13º salário e depositou mil reais em sua poupança em 30 de novembro. Em 20 de dezembro, após cair a segunda parcela do 13º, você decide colocar mais R$500,00. Cada um desses valores terá uma “data de aniversário” diferente.

Em resumo, se você resgatar a poupança daqui a um ano, no dia 30 de novembro, perderá o rendimento referente a esses R$500,00, pois ele ainda demora 20 dias para ter os juros acrescidos em sua conta, considerando, é claro, que você saque todo o valor disponível. Por isso, a nossa dica de hora é padronizar uma data de depósitos para evitar esse tipo de situação.

Nós esperamos que você tenha aprendido bastante com este conteúdo para garantir sempre que irá sacar os seus valores com o rendimento total. E lembre-se: resgatar a poupança é algo fácil, mas você deve ter objetivos bem definidos para sacar os valores e evitar gastos por impulso que irão te deixar sem investimentos ativos, combinado?

Sobre o Autor

Emelyn Vasques
Emelyn Vasques

Jornalista, atua há 8 anos nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação e produção de conteúdos para diferentes veículos e plataformas. Destaca-se em sua trajetória a experiências como repórter no Jornal Diário do Comércio, especializado na cobertura econômica de Minas Gerais.