
Parece bobeira, mas pendurar roupas em cabide pode fazer com que você economize energia e dinheiro. Sabe por quê? Porque a maneira como você estende a roupa no varal faz muita diferença, e fazendo do jeito certo você evita o uso do ferro de passar, que é considerado um dos vilões da energia elétrica.
Existe jeito certo de estender roupas?
Cada pessoa tem jeito de pendurar roupas no varal. Mesmo sendo algo muito simples, você pode usar alguns truques para facilitar a rotina e tirar a necessidade de passar roupas, um trabalhinho duro, que poucas pessoas gostam de fazer, concorda?
Mas a verdade é que esses truques podem ser mágicos! Ao estender as roupas em cabide e de outros modos que você vai conferir aqui hoje, é possível evitar marcas, amassados e até mesmo danos nas roupas. E isso é muito legal para preservarmos nossas peças por muito mais tempo, sem ter que colocar a mão no bolso para comprar roupa nova.
E outra coisa bem legal e que você vai amar para ajudar na rotina é que estender roupas em cabide e de outras formas corretas ajuda a economizar tempo, já que muitas vezes nós deixamos a roupa de qualquer jeito e ela demora a secar ou fica com aquele cheirinho de coisa mal lavada, né?
Roupas em cabide e mais formas de pendurar
✅ Distribua bem as roupas no varal: evite aquela mania de pendurar as roupas muito próximas das outras. As roupas precisam de ar para secar e é por isso que o ideal é que elas tenham espaço entre si. Em varais pequenos, é possível que você coloque uma roupa sobre a outra, mas tente evitar ao máximo essa prática (se for possível, claro).
Em casas pequenas ou apartamentos, invista em varais dos modelos dobráveis ou retráteis. Nesse caso, coloque-os próximos de janelas e locais bem ventilados. O ideal é não precisar de colocar um ventilador, mas se for o jeito, utilize o ventilador para ajudar na secagem.
✅ Prendedores devem ser usados com cautela: ao utilizar prendedores para as roupas não voarem, coloque eles em locais onde há costura ou em partes da roupa que não ficam tão visíveis. Isso porque eles podem deixar pequenas marcas nas roupas. Ainda sobre prendedor, utilize modelos sem partes metálicas que podem enferrujar e deixar manchas nas roupas.
✅ Roupas em cabide: utilize cabides para colocar aquelas roupas mais delicadas e peças que são mais difíceis de pendurar. Blusas, camisas e vestidos são alguns exemplos de peças que vão ficar bem esticadas em cabides e que você já vai poder levar direto para o guarda-roupa.
Economia com o ferro de passar
O ferro de passar ainda existe em sua casa? Se a resposta for sim, saiba que ele é um dos vilões da energia elétrica – quando mal utilizado, claro. Por isso, quanto menos você o usar, mais a conta de luz virá barata. Por isso é tão importante usar técnicas como a de roupas em cabide e as demais que falamos aqui hoje.
Mas se você ainda gosta de usar o ferro de passar e acha que pendurar roupas em cabide não é suficiente, você pode usar o ferro com mais economia. Para isso, é só juntar o máximo de roupas e passar tudo junto, em um dia só. Assim, você evita ligar o ferro muitas vezes.
Outra dica muito importante é começar passando as roupas mais pesadas. Quando terminar essas roupas que exigem mais calor, desligue o ferro e passe aquelas que ficam lisas mais rapidamente. E falando nisso, ao pendurar roupas, tente sempre passar a mão nelas, porque isso já ajuda a ‘desamarrotar’ um pouquinho.