
Você costuma usar sabonete líquido em casa? Eles costumam ser cheirosos e bem práticos, né? Afinal, é só apertar que ele já cai em nossas mãos e a gente nem precisa ficar lutando para ele não escorregar e cair, concorda? Mas o sabonete líquido não é tão vantajoso assim não, pois com ele nós corremos o risco de desperdiçar muito produto.
Parece bobeira, né? Só que tudo está tão difícil de comprar e não vale a pena deixarmos nada acabar mais rápido do que deveria. Esse é um carinho que devemos ter com nosso bolso, porque se a gente não tiver, quem é que vai ter? Por isso é que a gente está trazendo essa discussão aqui hoje, para ajudar na escolha daqueles produtos que vão fazer você economizar mais.
Sabonete líquido causa mais desperdício?
Você já deve ter reparado que quando usamos o sabonete líquido, perdemos um pouco a referência do quanto devemos utilizar. A gente nunca sabe se coloca mais ou menos ou se aquela quantidade vai dar espuma ou fazer a limpeza que esperamos. Como eles têm uma composição que leva mais água no produto, isso faz que eles sejam menos concentrados que os sabonetes em barra, e essa já é uma diferença muito importante.
E quando você coloca sabonete líquido na bucha vegetal? Parece que ele se perde, escorre, vai embora e até mesmo não espuma, e é por isso que muita gente exagera no uso desse tipo de sabonete… Então, mesmo que você nunca tenha parado para refletir sobre esse ponto, é importante começar a reparar nisso para pensar se trocar o sabonete líquido pelo sabonete em barra não será uma boa para economizar produto e o seu rico dinheiro, concorda?
O sabonete líquido é mais caro?
A resposta aqui é sim! Eles costumam ser mais caros por vários motivos, até mesmo pelo processo de fabricação que muda bastante, mas tem um fator muito importante que deixa o sabonete líquido mais caro: a embalagem plástica. Geralmente, eles vêm em frascos até muito bonitos, que muita gente usa depois para colocar refis e até mesmo detergente na cozinha. E essa embalagem deixa sim esse tipo de produto mais cara.
No caso dos sabonetes em barra, você pode reparar que por toda a vida as embalagens continuam quase iguais: papelões que cobrem o sabonete. Essa é uma das embalagens mais simples que podemos ver e que continuam dando certo, né? E o que conta como vantagem também para os sabonetes em barra é que eles são mais concentrados, por isso limpam mais rapidamente e ainda duram por longos e longos períodos de tempo.
Você já pensou no custo ambiental?
Dá pra tomar um banho e ficar bem limpinho e cheiroso com um sabonete em barra – e, além disso, deixar o bolso com uma graninha extra. Mas existe também um custo pro planeta dessas nossas escolhas. Se as embalagens do sabonete líquido são de plástico, com certeza eles não são tão bons para o meio ambiente, porque muitas vezes, principalmente no Brasil, o plástico ainda não é reciclado da forma ou no volume que deveria.
Ou seja, como você viu aqui, é bem legal fazer trocas inteligentes em casa. Um ponto legal para observar é que o sabonete líquido é mais higiênico, pois fica menos exposto, mas isso você resolve de um jeito simples: basta colocar o sabonete em barra em potes, separando-os para cada membro da família.
Assim, você mantém um para cada pessoa e ainda deixa cada um deles bem armazenado e menos exposto. Isso tudo contribui para você seguir com uma boa rotina de higiene, gastando menos dinheiro!