04/02/2026
15h26
segurança do pix

A cada dia que passa, as transferências instantâneas em dinheiro no Brasil se tornam mais rápidas e confiáveis. A adoção de novas regras anunciadas pelo Banco Central aumentam a segurança do Pix, principalmente em relação à devolução de valores que foram enviados em meio à prática de golpes, mesmo que os valores saiam da conta dos criminosos para outras.

Essa medida, somada a outras que foram implementadas pelo Banco Central ao longo dos últimos meses, são fundamentais para que a população se sinta mais segura e protegida em casos de golpes e também naqueles momentos em que fazemos transferências para contas incorretas. Agora, vamos acompanhar em detalhes como as novas regras aumentam a segurança do Pix.

Novas regras de segurança do Pix

As novas regras, que estão em vigor desde 2 de fevereiro de 2026, têm como objetivo permitir que o dinheiro que foi enviado para contas de golpistas retornem ao bolso das vítimas. Mas tem um detalhe adicional, que antes não era possível: agora, será possível rastrear o dinheiro quando ele é enviado para contas de outras pessoas.

É muito comum que os criminosos que recebem o Pix de forma indevida façam transferências para outras contas imediatamente, justamente para impedir que os valores sejam rastreados. Agora, com as novas regras, todo o caminho que o dinheiro fez, mesmo que ele saia da conta do responsável pela aplicação da fraude.

Sistema de devolução mais preciso

De acordo com o Banco Central, a medida é obrigatória para todos os bancos e deve trazer mais camadas de rastreabilidade ao sistema instantâneo de transferências, o que garante a segurança do Pix. Além disso, o objetivo dessa ampliação do rastreio é desestimular esse tipo de crime, demonstrando aos fraudadores que haverá uma identificação dos caminhos do dinheiro, até que os valores sejam devolvidos aos verdadeiros donos, vítimas de golpes.

Desde novembro de 2025, vale lembrar, os bancos já disponibilizam um botão de contestação de valores enviados indevidamente. O prazo para devolução dos valores é de até 11 dias após o pedido de devolução. A grande mudança agora é essa possibilidade de o cidadão reaver o dinheiro independente se ele está na conta do golpista ou não.

É importante lembrar que receber valores, mesmo que por engano, não é correto. Nesse caso, você deve devolver os valores para o dono – quando não está esperando aquele valor, por exemplo.

Tudo isso contribuiu para relações mais amistosas entre toda a população, e a segurança do Pix é fundamental para conseguirmos alcançar um final mais feliz para vítimas de golpes.

Sobre o Autor

Emelyn Vasques
Emelyn Vasques

Jornalista, atua há 8 anos nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação e produção de conteúdos para diferentes veículos e plataformas. Destaca-se em sua trajetória a experiências como repórter no Jornal Diário do Comércio, especializado na cobertura econômica de Minas Gerais.