Você também tem a sensação que a sua vida inteirinha está no celular? Senhas de banco, contas, e-mails, fotos, conversas importantes… Talvez por isso que quando nós perdemos o aparelho ou sofremos furtos ou roubo tudo parece perdido, não é mesmo? E para se proteger, será que vale a pena contratar o seguro de celular?
O seguro não vai nos devolver as informações que estão no celular – e é por isso que você sempre deve fazer um backup de seus arquivos -, mas recuperar o prejuízo financeiro já é um grande passo, concorda? Hoje, vamos refletir juntos se vale a pena ou não contratar o seguro de celular, mas lembre-se que essa decisão é muito individual e depende muito de sua realidade.
O que é o seguro de celular?
O seguro de celular funciona de um modo muito similar aos seguros que pagamos para proteger nossas casas ou carros. Ou seja, você paga um valor (uma espécie de mensalidade) a cada mês para ter o aparelho segurado.
O seu seguro pode proteger o celular contra danos, quebras, furtos e roubos, e tudo isso vai depender das cláusulas que você combinar em seu contrato. E é por isso que antes de assinar o documento você deve ler todas as suas coberturas.
Como funciona o acionamento do seguro?
Para acionar o seguro do celular caso algo aconteça com o objeto, você vai pagar uma sinistro, que é um valor bem similar ao que você já conhece nos seguros de carro e casas, Ou seja, você só vai ter direito ao reembolso mediante o pagamento desse sinistro, de acordo com as regras do seu contrato.
Já de forma prática, saiba que será possível comprovar o que houve com o aparelho. Em casos de furto ou roubo, é preciso fazer um Boletim de Ocorrência – o B.O – para entrar com o pedido. Se houver danos no celular por outros motivos, é preciso conferir o que o seguro exige como comprovação, combinado?
Alguns seguros, nos dias de hoje, cobrem até mesmo aqueles danos que ocorrem quando os aparelhos caem na água de forma acidental. Se você tem muito contato com água ou é uma daquelas pessoas mais ~desastradas ~, talvez seja sim importante incluir tudo isso em seu seguro de celular.
Vale lembrar que as seguradoras podem optar por enviar o celular para o conserto em casos de danos físicos e não substituir todo o aparelho. Mais uma vez, queremos que você pense bem na hora de contratar o seu para ter tudo muito claro e transparente. Afinal, ninguém quer ter dores de cabeças na hora de acionar o seguro, correto?
Vale a pena contratar?
Tudo depende do seu uso do celular e até mesmo o seu estilo de vida. Provavelmente pessoas que moram em cidades pequenas, com baixos índices de violência, não verão tantos benefícios em contratar um seguro de celular, ainda que possa ocorrer danos físicos relacionados a quedas do celular.
Mas pessoas que moram em grandes cidades e diariamente estão mais expostas aos riscos podem sim sentir mais necessidade de fazer essa contratação. Outro ponto relevante é o financeiro, já que o sinistro pode custar entre 10% e 20% do valor total do celular – para além do valor das parcelas que você paga.
Então, o que alguns especialistas vão dizer é que entre os fatores que devem ser avaliados está o tempo de uso do seu celular e o valor, de modo que se ele já for muito antigo, talvez não valha a pena contratar um seguro – e as próprias seguradoras não cobrem modelos muito obsoletos.
Tudo, portanto, é uma questão de escolha, e você deve considerar todos os itens do contrato, como o tempo de carência, que é o período que você contrata o seguro de celular e o período que já pode acionar o seguro.
As nossas dicas finais são: avalie os preços do seguro de celular para o seu modelo; faça cálculos de quanto pagará ao final de um ano; estabeleça um tempo máximo que pagará as mensalidades após comprar um novo celular. Com esses pensamentos, com certeza ficará mais fácil definir!