Você já ouviu falar no seguro DPVAT e sabe o que ele é? Hoje falaremos um pouco sobre este imposto que, geralmente, é cobrado anualmente, de todos os proprietários de veículos.
Após terminar a leitura do texto, não se esqueça de pegar seus números da sorte para acumular pontos e ter mais chances de ser sorteado pelo Clube UTUA, combinado?
O que é o seguro DPVAT?
DPVAT é a sigla para Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres. Ele foi criado em 1974 e é taxado em forma de seguro obrigatório que é cobrado de todos os proprietários de veículos no Brasil.
O seguro DPVAT foi criado com o objetivo de indenizar vítimas e familiares de acidentes de trânsito. Quando a verba arrecadada não é toda utilizada na indenização, o dinheiro é revertido e investimentos na saúde pública.
Já tenho seguro no meu carro, mesmo assim preciso pagar o DPVAT?
Essa é uma dúvida muito comum de motoristas que contratam seguros particulares para seus automóveis e acreditam que ficam isentos do DPVAT. Saiba que isso não ocorre!
Ainda que você tenha contratado um seguro particular, saiba que o pagamento do seguro DPVAT é algo obrigatório a todos os proprietários de veículos de nosso país.
O que o seguro DPVAT cobre?
Como explicamos, o seguro DPVAT tem como objetivo indenizar as vítimas e seus familiares de acidentes de trânsito. Contudo, é importante saber que o seguro cobre três tipos de situações. São elas:
- Invalidez permanente;
- Morte;
- Despesas hospitalares.