
Você já se perguntou como os bancos decidem se vão te dar um cartão de crédito, empréstimo ou financiamento de carro ou casa? Ou por que tem tanta gente preocupada com o “nome sujo”? Tudo isso tem a ver com uma coisa chamada pontuação de crédito, muito conhecido também como Serasa Score. E hoje você vai aprender mais sobre o assunto de um jeito bem simples. Vamos lá?
O que é o Serasa Score?
O Serasa Score é uma pontuação que vai de 0 a 1000 (sim, é mil mesmo!), que mostra se você é uma pessoa que costuma pagar as contas em dia. Essa nota pode mudar a cada seis meses, dependendo do seu comportamento com o dinheiro. Mas como assim comportamento? A gente explica: as instituições financeiras estão de olho se somos bons pagadores.
E trazendo aqui para a nossa vida real, pense bem: sabe aquele amigo que pede dinheiro para todo mundo e nunca paga? Então, quando ele vem pedir de novo, a gente não empresta de jeito nenhum e inventa uma desculpinha boa para não emprestar. Do mesmo jeito, os bancos não querem ficar sem receber, e é por isso que eles usam essa pontuação de crédito para ver se você vai pagar os valores devidos.
Assim, saiba que quanto maior for o seu Score, mais fácil será conseguir crédito e pagar menos juros em bancos, lojas e financeiras. Quem tem mais de 700 pontos, por exemplo, costuma ter mais chance de ser aprovado para cartão, empréstimo, ou até financiamento de casa ou carro. E ter o nome limpo e com bom indicador é muito bom, não é mesmo? A gente vê muita gente aí se lamentando por não conseguir fazer algo por estar com o nome negativado…
O que faz sua pontuação subir ou cair?
Vários fatores ajudam a aumentar ou diminuir sua pontuação. Os mais importantes são: pagar contas em dia, sendo que isso vale 29% da sua nota; ter um bom histórico com o mercado, ou seja, manter tudo em dia por bastante tempo – e isso vale 24% da nota; e, entre os pontos que mais pesam, e que são chamados de alto impacto, temos ainda o fato de você estar com o nome limpo ou não, que pode trazer 21% de peso em sua nota.
Como você viu, esses três pontos juntos somam mais da metade da sua nota. Então, se você paga tudo certinho e não deve nada, o Serasa Score com certeza vai ter uma nota legal. Agora, também tem outras coisas que influenciam no Serasa Score, mas pesam menos. É o caso de quantas vezes o seu CPF foi consultado (12%); informações pessoais, como a sua idade (8%); e os contratos ativos de empréstimos e outros valores que você ainda esteja pagando (6%).
Por que seu Score muda?
Se você esquecer de pagar uma conta ou tiver que parcelar uma fatura do cartão, seu Score pode cair um pouco. Mas ele volta a subir com o tempo, se você voltar a manter tudo em dia. Por isso, é importante observar o que faz sua pontuação subir ou cair.
Ao longo do tempo, você vai conseguir ver exatamente esses fatores fazendo influência em sua vida. Por isso, é bem legal você criar o hábito de acompanhar a pontuação, e já já a gente te fala como!
Existe uma pontuação “boa”?
Sim, ter acima de 700 pontos é ótimo! Isso mostra para os bancos que você é uma pessoa que dificilmente vai deixar de pagar. Com isso, é mais fácil conseguir crédito e até pagar menos juros, mas, se você estiver com acima de 500, ainda está em um bom caminho. Muitas empresas aceitam clientes com pontuações menores, mesmo que não seja o ideal.
Como consultar seu Serasa Score?
É fácil e de graça! Basta entrar no site ou aplicativo da Serasa e fazer seu cadastro, em poucos passos. Depois disso, você já consegue ver quantos pontos tem e entender por que está com aquela nota. Para isso, clique sobre a pontuação e veja o que está fazendo com que ela mude. Viu só? É simples e você vai ver que é rápido também.