22/05/2023
13h48
Sinais que a saúde mental não está bem!

A saúde mental de uma pessoa é responsável por como ela se sente, se relaciona e convive com as demais pessoas e consigo mesma e quando há um descompasso a qualidade de vida cai consideravelmente.

Contudo, muitas pessoas não sabem identificar possíveis sinais e sintomas de que sua saúde mental está comprometida e vão ignorando tais fatos até que a situação piore de vez. Pensando nisso, para que isso não ocorra com ninguém aqui, resolvemos fazer este texto identificando possíveis sinais e sintomas de comprometimento da saúde mental.

O que é saúde mental?

A saúde mental de uma pessoa refere-se ao estado geral de seu bem-estar psicológico, emocional e social. Está diretamente relacionada a como uma pessoa pensa, sente, se comporta e lida com os desafios e demandas da vida diária.

A saúde mental não se limita à ausência de doenças mentais, mas também engloba o desenvolvimento e a manutenção de habilidades emocionais e de relacionamentos saudáveis.

Sintomas de que a saúde mental está comprometida

Os sintomas de que a saúde mental de uma pessoa está comprometida podem variar de acordo com a condição e realidade de vida de cada pessoa. Contudo, de forma geral, há alguns sintomas e sinais que precisamos estar atentos. Confira:

  • Se atente às oscilações de humor: Mudanças frequentes de humor, como sentir-se triste, sem esperanças, irritado, ansioso ou apático, que persistem por um período prolongado e sem aparentes causas;
  • Alterações no sono: Insônia – dificuldade em adormecer, despertar durante a noite ou acordar muito cedo – ou hipersonia – dormir excessivamente -, sem uma causa médica aparente;
  • Alterações no apetite: Perda de apetite ou aumento significativo do apetite e alterações no peso corporal associadas.
  • Dificuldades cognitivas: Dificuldades de concentração, memória prejudicada, dificuldades de tomada de decisão e lentidão na resposta.
  • Perda de interesse e prazer: Perda de interesse ou prazer em atividades que costumavam ser apreciadas, como hobbies, socialização ou trabalho.
  • Isolamento social: Retração social, evitando interações sociais, se afastando de amigos, familiares e eventos sociais.
  • Mudanças no comportamento: Mudanças significativas no comportamento, como agitação, irritabilidade, choro frequente, comportamentos autodestrutivos ou aumento do uso de substâncias, como o uso de álcool e cigarro, por exemplo.
  • Fadiga e falta de energia: Sensação constante de fadiga, falta de energia ou exaustão, mesmo após períodos de descanso adequado.
  • Sintomas físicos inexplicáveis: Queixas físicas recorrentes, como dores de cabeça, dores no corpo, problemas gastrointestinais, sem causa médica aparente.
  • Baixa autoestima e autocrítica excessiva: Sentimentos persistentes de inadequação, desvalorização pessoal, culpa excessiva e autocrítica constante.
  • Pensamentos negativos ou suicidas: Pensamentos recorrentes de morte, ideação suicida ou planos para se machucar.

As situações que apontamos acima são sintomas gerais e que podem ou não acometer uma pessoa com saúde mental comprometida. O mais importante é que se você notar qualquer desconforto ou ainda se tiver dúvidas sobre a qualidade de sua saúde mental não hesite em buscar ajuda médica e profissional, combinado?

Fique por dentro de tudo o que acontece!

Então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, escrevemos conteúdos de valor que te deem conhecimento para agir e gerar resultados.

Para ficar por dentro de tudo o que ocorre no universo dos cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e notícias do mundo financeiro continuem acompanhando nossas atualizações aqui no site do UTUA e também acompanhem nosso perfil no Instagram!

A equipe do UTUA agradece!