20/01/2026
10h48
sisu 2026

O que você quer ser quando crescer? Essa pergunta provavelmente marcou e ainda marca a vida de muitos de nós. Com a divulgação das vagas do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu 2026, os brasileiros podem se beneficiar com cursos gratuitos em Instituições Públicas de Ensino Superior (IES), como universidades e institutos federais.

Para ingressar em uma das mais de 274 mil vagas disponibilizadas em instituições de ensino de 587 municípios distribuídos por todo o País, os estudantes deverão ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma das últimas três edições: 2025, 2024 ou 2023. Caso o candidato tenha feito as três últimas edições, vale aquela nota que mais o beneficia no Sisu 2026.

Por que eu devo participar do Sisu 2026?

Como dissemos anteriormente, um dos grandes benefícios do Sisu 2026 é que você pode fazer a graduação que você sempre sonhou sem pagar nada por isso. Algo interessante a ser reforçado é que todos os brasileiros que participaram do Enem, nas edições citadas acima, podem participar e ingressar no ensino superior caso sejam aprovados.

Os dois únicos requisitos obrigatórios para que o candidato seja aprovado é a formação no ensino médio e a obtenção de nota maior que zero na redação. Além disso, o sistema de seleção traz diferentes modalidades de concorrência, considerando o perfil socioeconômico dos candidatos e ações afirmativas que variam entre as instituições, conforme a Lei de Cotas.

Como me inscrever?

Se você fez o Enem em um daqueles anos citados anteriormente, é importante ficar atento, pois as inscrições para o Sisu 2026 estarão abertas entre 19 e 23 de janeiro. No site oficial do sistema (https://sisualuno.mec.gov.br/login), os candidatos poderão fazer login e se inscrever em até duas opções de curso, sendo o primeiro o prioritário.

Ao longo da semana de inscrições, os candidatos podem observar, diariamente, como está a sua própria classificação de acordo com as notas de corte. Caso verifique, por exemplo, outros cursos em que está melhor classificado, os estudantes também podem fazer mudanças em suas opções no Sisu 2026. Por isso, o ideal é acompanhar o portal oficial sempre ao final do dia.

Os resultados começam a ser divulgados a partir de 29 de janeiro, mas após essa data é preciso ficar atento, pois candidatos que não foram classificados na primeira chamada podem ser classificados posteriormente. Isso ocorre porque muitos alunos não se matriculam no período de matrícula regular, o que faz com que as vagas do Sisu 2026 sejam reabertas para pessoas que estão na lista de espera.

A graduação impacta minha vida financeira?

Essa é uma reflexão muito importante. Não necessariamente uma pessoa vai ter uma vida financeira estável porque fez graduação/ensino superior. Contudo, nós já mostramos aqui, no Clube U., que pessoas que concluíram a graduação podem ter salários até 126% maiores que aquelas que não alcançaram esse nível de instrução, conforme estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas.

Por isso, nós queremos sempre encorajar nossos leitores a se formarem nas profissões de seus sonhos. Caso o curso superior, mesmo com a gratuidade do Sisu 2026, não seja possível neste momento, não se esqueça de verificar as formações técnicas que projetam seu salário e não desista de fazer o próximo Enem para conquistar notas melhores e a tão sonhada vaga no curso que almeja.

Sobre o Autor

Emelyn Vasques
Emelyn Vasques

Jornalista, atua há 8 anos nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação e produção de conteúdos para diferentes veículos e plataformas. Destaca-se em sua trajetória a experiências como repórter no Jornal Diário do Comércio, especializado na cobertura econômica de Minas Gerais.