06/08/2025
11h51
talos e cascas (2)

O que você faz com talos e cascas de legumes e verduras quando está cozinhando? Joga direto no lixo? E no caso das frutas, você descasca a maçã ou a pêra ou come com casca e tudo? Já parou para pensar que muitos talos e cascas podem ser utilizados na sua cozinha para receitas deliciosas ou, até mesmo, sem inventar moda, cozinhando-os junto com os próprios alimentos?

Hoje, você vai ver que essas partes dos alimentos podem ser reaproveitadas, fazendo um bem danado para sua saúde e o seu bolso! Vamos lá?

Quais são os benefícios de talos e cascas?

Os talos e cascas de alguns alimentos são ricos em nutrientes. Nessas partes do alimento podem estar as maiores fontes de vitaminas, minerais e fibras que ajudam o nosso intestino a funcionar melhor e que podem até combater diversos tipos de doenças. Bom demais, né? E esses são os benefícios nutricionais, que fazem bem ao seu corpo, mas existem outros motivos para você aproveitar melhor os talos e cascas dos alimentos.

Antes, vamos refletir sobre alguns talos e cascas que não devem ser jogados no lixo: talos de couve, couve-flor, brócolis e folhas de cenoura e beterraba (sim, em alguns locais é possível comprar cenoura e beterraba com as folhas), além das cascas de frutas como a maçã, a pêra, o abacaxi (para chás) e muitos outros alimentos que podem ser aproveitados sem nenhum desperdício.

Tem mais vantagens de aproveitar os alimentos por inteiro?

Sim! Aproveitar os alimentos de forma integral, ou seja, sem jogar nada fora, pode ajudar em duas coisas muito importantes: a primeira delas é que você estará contribuindo para a redução do volume de lixo. E isso é muito legal, principalmente agora que todos precisam se mexer para tomar atitudes que ajudem na conservação do planeta.

Mas também existe um outro benefício: a economia para o seu bolso. Exemplo disso é que você pode fazer um refogado de cascas de cenouras, por exemplo, e até mesmo aproveitar a casca da melancia – que é enorme – para fazer ela em uma receita salgada, refogando as cascas bem picadinhas, como se fossem chuchus!

Ou seja, com esses simples aproveitamentos de todos os legumes, você consegue fazer os alimentos durarem mais e reduzir a frequência em que irá fazer sacolão. Muitas cozinheiras e doceiras utilizam cascas de frutas, como as das laranjas e dos limões, para fazer compotas e frutas cristalizadas, e isso tudo fica uma delícia!

Aparência é tudo na cozinha?

Desde que os alimentos não estejam podres, azedos, estragados ou com mofo, você pode utilizar tudo na hora de cozinhar. Um dos grandes segredos para não deixar nada ir pro lixo é lavar e guardar direitinho, porque isso aumenta a duração de frutas, legumes e verduras. Ou seja, aparência não é tudo na cozinha – e em lugar nenhum do mundo, né?

Outro exemplo muito comum é ver as pessoas colocando no lixo as primeiras folhas de repolho e até mesmo não utilizando as folhas do brócolis e da couve-flor, sendo que elas são comestíveis também. Para saber melhor sobre os alimentos, você pode até perguntar na feira sobre como usar aqueles talos e cascas, e com certeza alguém dará uma dica de farofa, refogado e por aí vai!

Mão na massa

Por isso, queremos que você já avalie na geladeira o que dá para aproveitar. Na internet e em guias preparados por universidades você encontra diversos materiais com receitas para utilizar melhor talos e cascas de alimentos, além das folhas, é claro. E é possível encontrar também guias com as melhores formas de higienizar cada alimento, pois cada um vai precisar um preparo diferente para durar mais.

Com tanta informação na internet – procure sempre boas fontes, como sites de universidades e programas de culinárias -, com certeza você conseguirá aproveitar seus alimentos da melhor maneira e economizar muito dinheiro sem jogar no lixo talos e cascas que antes não eram utilizados.