Os brasileiros que investem em ações na Bolsa de Valores ou que estão começando a trilhar esse caminho já devem ter ouvido falar na taxa de corretagem. Nos dias de hoje, mesmo que muitos investimentos já apresentem a isenção dessa cobrança, ainda é comum pagá-la ao fazer uma nova operação.
Ao longo de nossas vidas, principalmente quando nos dedicamos a conhecer mais o mercado financeiro e fazer diferentes investimentos, é ideal aprofundar nossos conhecimentos para entender todos os custos que incidem sobre as aplicações. Somente por meio desse aprendizado que conquistamos mais segurança, e é por isso que entenderemos mais sobre a taxa de corretagem no artigo do Clube U. de hoje.
O que é a taxa de corretagem?
Como dito anteriormente, a taxa de corretagem é uma cobrança que as corretoras de valores (empresas ou bancos responsáveis pelos seus investimentos) fazem ao operar na Bolsa de Valores. Ao comprar ou vender uma ação, por exemplo, é possível que você precise pagar esse valor que varia de acordo com o banco ou corretora de valores.
De forma bastante resumida e simples, a taxa de corretagem é o que essas instituições cobram por intermediar as suas transações. Mas se você não deseja pagar muito por esse intermédio ou quer buscar uma opção de corretagem zero, não deixe de observar qual o valor cobrado por essas transações que incidem sobre operações de renda variável, a exemplo das ações.
Como a taxa impacta meus investimentos?
Você já deve imaginar que o impacto relacionado a essa cobrança reflete diretamente nos seus ganhos, correto? Bom, é por isso que os especialistas indicam que as pessoas busquem serviços de corretoras comprometidas e que entreguem um bom resultado para compensar a taxa de corretagem. Assim, você deve ter em mente que, quanto maior o percentual ou valor cobrado, maior será o impacto sobre seus ganhos.
Não é que necessariamente o pagamento da taxa de corretagem seja algo ruim, afinal, essas empresas estão sendo contratadas para prestar um serviço a você. Contudo, é fundamental entender quais serão os custos para que você tenha isso de forma bastante clara, sem surpresas e já com a ideia de como será a performance do seu investimento após esse desconto.
Como o valor é cobrado?
Lembra que dissemos anteriormente que é muito importante ler as formas de cobrança da taxa de corretagem? É nesse momento que você conhecerá como a empresa contratada trabalha, pois é possível pagar uma taxa fixa, independente do valor investido, ou pagar valores/percentuais variáveis, de acordo com a quantia transacionada.
Algumas instituições financeiras fazem, ainda, uma cobrança mista: taxa de corretagem fixa + percentual sobre a operação realizada. Itens, portanto, que você deve conhecer para alinhar as suas expectativas em relação ao dinheiro e à rentabilidade que terá sobre os investimentos. Esperamos que tenha gostado dessas informações! Até a próxima!