Todo mundo deseja conquistar sua independência financeira, isto é, ter dinheiro suficiente para pagar todas as suas contas, fazer investimentos e ainda ter quantia sobrando para gastar com lazer e viagens, por exemplo.
De forma geral, a independência financeira é muito relacionada com a não necessidade de se preocupar com o dinheiro. Contudo, na vida real, não é exatamente assim que ela funciona! Explicaremos tudo para vocês neste texto.
Após terminar a leitura do artigo, não se esqueça de pegar seus números da sorte para acumular pontos e ter mais chances de ser sorteado pelo Clube UTUA, combinado?
Entenda o que é a independência financeira?
De forma geral, segundo apontam especialistas da área, a independência financeira é atingida quando uma pessoa possui ganhos maiores do que os gastos mensais. Contudo, há quem diga que a independência financeira ocorre quando se tem um orçamento equilibrado e reservas financeiras suficientes para não mais depender de um trabalho para conseguir pagar suas contas.
Assim, de forma resumida, o grande objetivo da independência financeira é alcançar uma boa reserva que atrelada aos investimentos certos lhe possibilitará retornos necessários para manter um estilo de vida confortável e com as contas em dia.
Como conquistar a independência financeira?
Para se alcançar a independência financeira em sua vida é necessário que você conheça a fundo o seu orçamento, tanto de gastos mensais, quanto os variáveis.
Se você deseja ser independente financeiramente é hora de analisar este orçamento e entender quais gastos podem ser cortados ou, ao menos, diminuídos.
É claro que precisamos destacar aqui que há muitas pessoas em nossa população que não têm o privilégio de conseguir cortar gastos. No entanto, seguindo as dicas a seguir você conseguirá ao menos organizar melhor suas finanças e evitar que as dívidas saiam do seu controle.
Faça um planejamento financeiro
Pode até parecer complicado, mas na verdade, produzir um planejamento financeiro é fácil e deve se tornar um hábito na vida de todos que querem ter uma boa saúde de suas finanças.
Para produzi-lo, sugerimos que vocês separem um caderno ou uma agenda ou, se preferirem, utilizem o próprio bloco de notas de seu celular.
Se utilizarem cadernos, separem uma caneta azul e outra vermelha. Você utilizará a tinta azul para anotar todos os ganhos que recebe, ou seja, o valor de todas as suas fontes de renda.
Já com a caneta vermelha vocês anotarão todos os gastos que tiverem e isso inclui as contas fixas e variáveis.
Assim, com todos os gastos devidamente anotados você tem mais condições de entender em que está gastando e se há algum gasto que pode ser cortado, como por exemplo, assinatura de TV a cabo que não é utilizada ou qualquer outro serviço.
Lembre-se: sua vida financeira é determinada pelas decisões que você toma e deve ser um hábito diário analisar gastos desnecessários a fim de contribuir para uma vida financeira equilibrada e feliz!
Não caia em tentações!
As tentações sempre existirão e cabe a nós resistirmos ou não! Ao falarmos de dinheiro, é sempre importante analisar se os gastos que fazemos são realmente necessários ou se são compras feitas em um possível impulso.
A verdade é que gastar dinheiro é sempre muito fácil, o difícil é juntá-lo, não é mesmo? Por isso, adote o hábito de sempre analisar se o gasto que você quer fazer é de fato importante e necessário para você e a saúde de sua vida financeira neste momento ou não!
Fique por dentro de tudo o que acontece!
Então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, escrevemos conteúdos de valor que te deem conhecimento para agir e gerar resultados.
Para ficar por dentro de tudo o que ocorre no universo dos cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e notícias do mundo financeiro continuem acompanhando nossas atualizações aqui no site do UTUA e também acompanhem nosso perfil no Instagram!
Estamos atentos a sua opinião, deixe sua avaliação sobre o Clube UTUA abaixo!
A equipe do UTUA agradece!