A terceira idade deveria ser um momento para colher frutos de uma vida de dedicação ao trabalho, à família e ao próprio eu. Imagina só trabalhar uma vida inteira, se esforçar em uma profissão e chegar aos momentos de descanso e lazer com saúde e dinheiro no bolso para realizar tudo aquilo que a fase adulta não permitiu?
Só que se a gente for parar para pensar, quantas pessoas acima dos 60 anos tem o privilégio de viver uma vida mais sossegada só porque chegou na terceira idade e se aposentou? É, provavelmente vamos ver poucos exemplos. Nós arriscamos a dizer que muitos idosos vivem com pouco ou não conseguem realizar sonhos, porque o dinheiro da aposentadoria está comprometido.
Gastos médicos, descontos de empréstimos e créditos consignados, apoio aos filhos e ao netos… Muitos são os motivos que desviam a tão sonhada aposentadoria e a terceira idade de um momento mais relaxante. Por isso, tem algo muito importante no qual é preciso refletir: será que os idosos precisam sempre dizer sim quando alguém pede dinheiro emprestado?
O endividamento na terceira idade
Existem muitas formas de endividar. E isso não muda muito ao longo de nossas vidas: quando adultos, queremos o mundo e precisamos cumprir obrigações, a exemplo da casa própria, do carro, da escola dos filhos ou da nossa faculdade, da comida de todo dia. Mas, quando idosos, os gastos continuam. Cuidados médicos, alimentação, melhorias nas casas, planos de saúde e muito mais.
Mas imagina só se no meio de tudo, quando você for idoso (ou se você tem mais de 60 anos e já passa por isso), os filhos, amigos ou netos simplesmente pedem dinheiro porque você já está aposentado? É, minha gente, na boa intenção, muitos idosos se endividam para ajudar suas famílias, e dizer não, por mais que doa, é algo importante.
Os riscos de não dizer não
Se na terceira idade você vive ajudando filhos e netos, além de criar uma situação financeira ruim para si mesmo, você vai dificultar o rumo da vida das outras pessoas. Sabe por quê? Porque a cada, filhos e netos perdem a capacidade de alcançar a independência financeira. É muito fácil passar a vida com tranquilidade enquanto outras pessoas estão pagando a conta para você.
Mas, infelizmente, essa boa ação tem seus traços negativos. Além de estimular as pessoas a não se planejarem em seus próprios orçamentos, a falta do “não” pode criar uma situação financeira ruim para os aposentados, que muitas vezes têm dívidas feitas por filhos, netos e outros parentes.
O verdadeiro significado do ‘não’
Dizer não, portanto, não é um ato egoísta. O não educa. Essa simples palavra tem o poder de estimular as pessoas a melhorarem constantemente e a buscarem meios próprios para estabelecerem uma jornada financeira independente e equilibrada.
Ensinar hoje significa que, no futuro, essas pessoas não passarão tantas dificuldades, porque elas aprenderam a ganhar, a utilizar e a poupar dinheiro. Por isso, se você está na terceira idade ou não, comece a pensar melhor nisso.
Um dia, todos nós chegaremos à terceira idade, e o que nós desejamos é que tenhamos ao nosso lado pessoas que foram ensinadas a lutar pelo próprio dinheiro e a contribuir mais do que pedir. Pessoas com finanças cada vez mais sólidas na terceira idade, porque é isso que vai nos dar a qualidade de vida que merecemos.