Já contamos para vocês do que se trata o Tesouro Direto e hoje queremos falar sobre os tipos de Tesouro Direto que existem atualmente no mercado de investimentos brasileiro.
Conhecer quais tipos são esses é importante para definir qual o melhor se enquadra em sua realidade e qual investimento será vantajoso para sua vida financeira.
Há três tipos principais de Tesouro direto. Abaixo, falaremos sobre cada um deles. Confira!
Tesouro Prefixado
Este título, como seu próprio nome já indica, é prefixado. Isso significa que sua rentabilidade, ou seja, o quanto irá render, é definido no momento em que você adquiri-lo. Uma característica que pode ser muito positiva para quem não tem muita familiaridade com o universo de investimentos e não deseja arrumir muitos riscos.
A forma de funcionamento do Tesouro Prefixado é muito simples: você compra o título e recebe o que investiu mais a rentabilidade na data de vencimento do mesmo. Contudo, é importante destacar que a rentabilidade só ocorrerá se você mantiver o título até a data final acordada na compra.
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais
Este tipo de Tesouro Direto funciona de forma similar ao anterior. A grande diferença é que semestralmente há o recebimento de juros, garantindo um rendimento maior e também a chance de reinvestir.
Esta opção é indicada para pessoas que desejam receber rendimentos a cada seis meses com uma taxa de juros que é definida no ato da compra do título.
Tesouro IPCA com Juros Semestrais
Este tipo de Tesouro Direto também oferece ao investidor o pagamento de dividendos a cada seis meses. A diferença para o título anterior é que ele é um tipo de investimento pós-fixado e está ligado ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Trata-se de um tipo de Tesouro Direto indicado para quem deseja poupar dinheiro visando o médio e longo prazo como aposentadoria, aquisição de imóveis ou outro bem material de alto valor.
Tesouro IPCA
É similar ao tipo de Tesouro Direto que falamos anteriormente. A diferença é que neste tipo não há o pagamento de juros semestrais. Seu rendimento também é pós-fixado e está atrelado ao IPCA.
É um tipo de investimento indicado para pessoas que desejam investir a médio e longo prazo, como uma espécie de aposentadoria, por exemplo.
Seu funcionamento ocorre de forma simples: você adquire o título e recebe o investimento da data definida no ato da compra. É um tipo de título que concede mais conforto e praticidade ao investidor, pois não é necessário acompanhar o mercado e nem ficar reinvestindo.
Tesouro Selic
O Tesouro Selic é um título pós-fixado que tem sua rentabilidade ligada à taxa Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira.
A remuneração presente neste tipo de título é determinada por uma média da variação da taxa Selic, entre a data de aquisição e venda do título.
É seguro investir pelo Tesouro Direto?
Ao se falar de investimentos, é comum que surjam diversas dúvidas, afinal, ninguém quer arriscar perder dinheiro, não é mesmo? Em relação ao Tesouro Direto, é importante saber que títulos públicos, de forma geral, possuem risco baixo, já que são garantidos pelo Governo Federal.
Além do mais, por ser um tipo de investimento de renda fixa, o Tesouro Direto é um fundo de investimento indicado para quem está começando a investir agora e também para quem deseja criar um fundo de emergência, ou seja, ter uma quantia guardada para possíveis imprevistos financeiros que possam surgir.