29/07/2025
14h40
título de eleitor cancelado

Você votou nas últimas eleições ou nem se lembra quando foi a última vez que saiu de casa com o título de eleitor nas mãos? Será que deixar de votar pode impactar negativamente a sua vida financeira? A resposta é sim! Mas, calma, se você está com o seu título de eleitor suspenso por esse motivo, nós vamos te ajudar a sair dessa situação.

A primeira coisa que você deve saber é que um título de eleitor pode ser suspenso depois que você deixa de votar e justificar a sua ausência em três ocasiões diferentes em que era necessário votar. E isso traz alguns problemas para o seu dia a dia. Sem entrar no assunto das finanças ainda, veja o problemão que pode dar: se você precisar tirar uma nova identidade, os órgãos responsáveis irão negar (eita!).

Empréstimos negados

Já pensou precisar daquela graninha emprestada e não conseguir pegar? É, isso pode acontecer. E esse é o primeiro grande impacto negativo que você pode sofrer caso não esteja com o seu título regular. Quem está com o título de eleitor cancelado não consegue empréstimos em bancos federais ou estaduais.

Quer um exemplo de banco federal muito conhecido? A Caixa Econômica Federal. Ou seja, esse é um risco que você não pode e nem quer perder, visto que a Caixa é um dos bancos em que muitos brasileiros têm contas e utilizam empréstimos com o objetivo de pagar juros menores que em outros bancos. E isso vale para o Banco do Brasil também, viu?

Cortes em salários

Se ficar sem acesso ao crédito na hora do sufoco é ruim, imagina ter o salário cortado? Sim, pessoas com o título de eleitor suspenso e que trabalham em prefeituras e outros órgãos públicos, como no governo, podem ficar sem receber. E cá entre nós: se com salário está difícil, imagina sem? Essa é uma sensação que não queremos experimentar, não é?

Pode piorar?

Sabe aquela máxima: “de longe, tava ruim, mas de perto, parece que piora…”? Sim, pode piorar. Às vezes, você está há anos esperando ser chamado em um concurso da sua cidade ou quer assumir um cargo público. E quando chega a sua vez, você descobre que não pode ser contratado ou tomar posse porque o título de eleitor foi cancelado.

Como regularizar o título de eleitor suspenso?

E se você não quer fazer parte do clube dos desesperados que perdem boas oportunidades na vida porque estão com o título de eleitor cancelado, está na hora de descobrir o que fazer para colocar tudo em ordem. Antes, só uma pausa para falar de uma questão básica: não votar e deixar de justificar gera multa. Então, nós recomendamos fortemente que não perca dinheiro assim…

Primeiro de tudo, você já sabe: será necessário pagar a multa. Para você que prefere o atendimento presencial, saiba que será possível resolver isso tudo visitando o cartório eleitoral mais próximo da sua casa. É possível resolver também tudo pela internet. Para isso, você deverá acessar o site oficial do Tribunal Superior Eleitoral.

Depois de acessar o site, clique no botão “serviços eleitorais”. Se for preciso gerar o boleto de multa, clique na opção “Quitação de multas”. Depois, siga na opção “Autoatendimento eleitoral” e selecione “Título Eleitoral” entre as opções. Quando a nova página de opções abrir, clique em “Regularize seu título eleitoral cancelado” e faça o preenchimento do cadastro.

Viu só como é fácil resolver o título de eleitor suspenso? Agora está na hora de resolver sua vida eleitoral e ainda conseguir ficar tranquilo com as suas finanças.