23/10/2025
12h25
trabalhadores felizes

Você já parou para pensar o que deixa os trabalhadores felizes em seus empregos? Não vale dizer que é “não fazer nada e ainda assim receber”, viu? É necessário fazer nosso trabalho com amor, porque isso deixa nossos dias muito mais leves.

Mas existem 3 benefícios que deixam muita gente com mais motivação para ir trabalhar, viu? Após o período da pandemia da Covid-19, muitos trabalhadores começaram a perceber que precisam equilibrar melhor a vida laboral com a vida pessoal.

Por isso, esses 3 itens que deixam os trabalhadores felizes podem até não surpreender muito, mas a verdade é que são essenciais mesmo para que nós sigamos trabalhando com muito mais tranquilidade e um belo sorriso no rosto. Vamos ver isso juntos então?

O segredo para deixar trabalhadores felizes

Um levantamento realizado pela Flash (aquela de benefícios, como cartões de alimentação), em parceria com a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, trouxe uma série de dados sobre o trabalhador brasileiro. Aqui, especificamente, vamos tratar daqueles benefícios que deixam os trabalhadores felizes.

Nesse caso, três políticas de “Boas Práticas” aparecem como as mais valorizadas pelos profissionais brasileiros, sendo elas a instituição de um modelo remoto (home office) ou híbrido de trabalho – aquele em que os trabalhador revezam entre dias trabalhados presencialmente e de casa; day off – ou folga – no dia do aniversário; e benefícios mais flexíveis.

Destaque para o trabalho remoto

Um dos dados mais relevantes sobre o trabalho remoto é que ele aumenta a motivação das pessoas que prestam serviço para as empresas que já oferecem esse benefício. O índice de engajamento ficou assim para cada categoria: trabalho 100% remoto (47%); trabalho híbrido (42%); e trabalho 100% presencial (37%).

Mas a questão aqui é que ainda é muito baixo o número de empresas que disponibilizam o trabalho remoto ou híbrido como um benefício. Desde o fim da emergência relacionada à Covid-19, muitas empresas deixaram de adotar esse formato por diferentes motivos.

E isso é tão importante que está detalhado em outro dado: o trabalho presencial é o que mais causa fadiga diária (19%), contra 16% do trabalho remoto. O único ponto negativo apontado pelos trabalhadores que executam suas atividades desde casa é a solidão (15%), contra 13% daqueles que estão em regime presencial.

Benefícios flexíveis

A folga no dia do aniversário é tida para muitos como um ponto importante porque é um momento de desfrutar de dias de descanso e comemoração com a família, além de se assemelhar a uma bonificação ou reconhecimento desse trabalhador.

Já entre os benefícios flexíveis, pode-se considerar que trabalhadores felizes costumam gostar da possibilidade de escolha de cartões relacionados à alimentação e à refeição que permitam diferentes usos. E, realmente, essa liberdade de escolha se torna um diferencial.

Contudo, o que a pesquisa mostra também é que para alcançarmos mais trabalhadores felizes ainda temos muito o que evoluir a nível de escuta junto aos trabalhadores e à criação de modelos de trabalho que permitam que os brasileiros tenham mais oportunidades de aproveitar suas vidas pessoais também.