Na lista de desejos para um ano novo, é possível que muitos brasileiros estejam sonhando em trocar de carro. Hoje, vamos discutir de forma prática se existe um momento ideal para comprar um novo veículo e dar adeus ao antigo. Por se tratar de uma decisão que envolve o desembolso de altos valores ou um longo financiamento, é preciso ficar atento a cada detalhe.
Existe um momento certo para trocar de carro?
Esse é um questionamento muito subjetivo, já que trocar de carro é uma decisão que vai depender de diferentes fatores, como a renda, o comprometimento do orçamento mensal com as parcelas do financiamento, caso você opte por um empréstimo ou crédito para veículos, e até mesmo os custos de manutenção do novo carro.
Por isso, se existe um momento ideal, ele com certeza ocorre quando você já tiver feito um exercício de planejamento bem detalhado, de modo que entenda como essa mudança impactará as suas finanças. Você precisará pagar parcelas caras ao longo de alguns anos? O valor do seguro é compatível com a sua renda? O novo veículo tem um custo mais alto de revisões e manutenções?
Tudo isso deve estar na ponta do lápis para que você consiga tomar a melhor decisão. Mas essas respostas não são feitas para te assustar, e sim para proteger do endividamento ou dos riscos de não conseguir manter esse veículo.
Fuja dos prejuízos!
Por outro lado, entre seus questionamentos, pense se o veículo atual está sendo um prejuízo, pois, em alguns casos, trocar de carro pode até mesmo ser positivo, já que alguns modelos elevam o custo de manutenção com peças muito específicas ou que já não são mais produzidas no Brasil. Ou seja, essa análise é complexa e merece ser feita de forma detalhada e bastante responsável.
Nesse mesmo sentido, vamos lembrar que veículos com muitos quilômetros rodados acabam se desvalorizando muito rápido no mercado brasileiro, o que reduz significativamente o valor de revenda. Nesses casos, trocar de carro também pode ser algo bastante positivo, antes que você seja surpreendido com um valor de revenda muito baixo daqui a alguns meses ou anos.
Meses mais favoráveis para trocar de carro
Vamos pensar em dois itens diferentes: primeiro, é preciso ter atenção ao momento certo de vender o seu veículo antigo. Algumas revendas apontam que o melhor momento é ao final do ano, pois a demanda aumenta, já que muitas pessoas recebem benefícios de suas empresas, além do próprio décimo terceiro salário.
Para comprar o novo veículo, o início do ano é interessante porque muitas concessionárias querem limpar os estoques para receber os modelos do novo ano. Mas ao final do ano também é possível encontrar boas promoções. Já no final do mês, muitos vendedores costumam fazer boas propostas para bater metas, o que pode tornar essa compra mais vantajosa.
O que nós incentivamos que os nossos leitores façam: ao pensar em trocar de carro, já comece uma pesquisa de preços minuciosa. Assim, você se sentirá mais pronto quando estiver no momento certo para fazer essa tão sonhada substituição. Por fim, analise com calma as condições ao dar o seu veículo de entrada na própria loja em que for comprar um novo carro – ainda que ele já seja seminovo ou usado.