Você costuma utilizar viagens particulares por meio de aplicativos? Se você é usuário da Uber, deve perceber que existem algumas categorias de viagens para quem opta por carros, que são o Uber X, o Comfort e o Black.
Muitos usuários, em busca de conforto, gostam de utilizar a categoria Comfort, justamente porque os veículos geralmente estão em estados de conservação melhores e a experiência é “premium”. É comum até que as pessoas comparem qual a diferença de preço entre as categorias mais simples e essa intermediária, que é a Comfort.
A categoria Black geralmente é utilizada por pessoas que querem de fato uma experiência exclusiva, muito pedida por empresários ou executivos de empresas que não abrem mão de muito conforto e descrição. Mas, nesse caso, as viagens costumam ser mais caras. Por isso o Comfort ainda é uma boa escolha para muitos usuários.
O que a Uber está mudando para 2026?
Nem sempre, contudo, os carros vêm como esperamos, principalmente quando solicitamos a categoria Comfort – na categoria Black raramente as pessoas ficam desapontadas. Pode ser que você tenha uma experiência excelente, mas pode ser que seja algo bastante similar à categoria X.
Pensando justamente na experiência do usuário e em como garantir que os veículos estejam adequados às categorias e às experiências que a empresa deseja para seus usuários, a Uber anunciou que algumas mudanças passarão a valer em poucos meses: a partir de janeiro de 2026.
As mudanças consistem na exclusão de alguns modelos e anos dos veículos das categorias chamadas de premium – a Comfort e a Black. Essas restrições, conforme anunciado, consideram pesquisas com os usuários e análises que foram feitas junto ao mercado de automóveis.
Quais modelos sofrerão mudanças?
É importante falar que isso vai valer para algumas cidades brasileiras, mas não todas, e que essas mudanças da Uber vão variar de acordo com cada cidade. Então é possível que você note mais ou menos diferença a depender da localidade que estiver.
Vamos começar a entender o que mudará na categoria Comfort, que é a mais acessível entre as premium: de forma geral, serão aceitos apenas modelos de 4 portas, com ar-condicionado. Além disso, alguns modelos precisarão ser do ano 2019 ou mais novos, enquanto outros precisarão ter ano de fabricação a partir de 2023.
Alguns modelos foram descontinuados. Em São Paulo, por exemplo, o Renault Logan, independente do ano, não poderá mais rodar na categoria Comfort, o que pode ocorrer também em outras cidades do território brasileiro.
Além disso, os motoristas que ingressarem nessa categoria precisarão ter no mínimo 100 viagens com a plataforma e nota mínima entre 4,80 e 4,85.
Como ficará a categoria Black?
Todas as mudanças da categoria Comfort valerão para a Black, mas os motoristas deverão ter nota mínima de 4,85 e valerá a mesma regra de já ter completado no mínimo 100 viagens com a Uber. Será exigido também que os carros tenham as seguintes cores: preto, prata, marrom, chumbo, branco e azul-marinho.
E você, gostou das mudanças anunciadas ou prefere a categoria mais simples para economizar com viagens mais baratas? Lembre-se se sempre de ter cuidado para não acumular muitas viagens no cartão de crédito e se assustar com o valor final da fatura, combinado?