A vacina contra a dengue chegou em 2024 como um importante reforço no combate à doença. Hoje vamos entender quem deve tomar a Qdenga, uma vacina que está em oferta no Sistema Único de Saúde (SUS) de algumas localidades brasileiras com altos índices de registros da doença. Vamos descobrir juntos?
Qdenga: a vacina é segura?
Sim! É importante que você saiba que toda vacina que chega ao Brasil ou que é incorporada na rede pública de imunização passa por um rigoroso processo de avaliação das autoridades de saúde. E isso assegura que as vacinas sejam seguras para aquelas pessoas que podem receber a dose – ou as doses.
A Qdenga é a vacina contra a dengue que o SUS brasileiro oferece, mas ela também é ofertada na rede de laboratórios particular. Para quem quer pagar a vacina, também é possível optar pela Dengvaxia, mas essa última só pode ser aplicada em pessoas que já tiveram a doença.
A vacina que o SUS oferece hoje, a Qdenga, foi produzida no Japão, pelo laboratório Takeda, e o Brasil foi o primeiro país do mundo a ofertar a vacina contra a dengue – um dado que acompanha o alto número de casos da doença no país.
Quem deve tomar a vacina contra a dengue?
A Qdenga é ofertada no SUS para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. No entanto, para evitar a perda de vacinas, o Ministério da Saúde orienta os estados e municípios a aplicarem as doses em pessoas de 4 a 59 anos.
Um ponto muito importante é que o esquema de vacinação da Qdenga envolve duas doses que devem ser aplicadas em um intervalo de 90 dias. É fundamental que as pessoas retornem ao posto para tomar a segunda dose, é isso que garante a proteção máxima contra a doença.
Mas de forma geral, em laboratórios privados, vale a mesma regra: quem pagar pela vacina Qdenga deve ter entre 4 e 60 anos. Não foram realizados testes com a vacina em pessoas com idade superior a 60 anos, por isso ela não é indicada para esse público.
A vacina também não é indicada para gestantes, crianças menores de 4 anos e pessoas com imunodeficiência.
E a Dengvaxia?
Já a vacina contra a dengue chamada Dengvaxia, que está disponível apenas em laboratórios privados, pode ser aplicada em pessoas entre 6 e 45 anos, mas para tomar o imunizante é preciso que o indivíduo tenha a certeza que já teve dengue.
De acordo com a indicação da vacina, caso a pessoa ainda não tenha tido contato com o vírus da dengue, há o risco de sintomas mais graves caso ela seja picada pelo mosquito transmissor da dengue.
Ambas as vacinas contêm vírus enfraquecido. Mas atenção: elas não provocam a doença, somente ensinam o seu sistema imunológico a se defender contra o vírus da dengue. Essas vacinas com o chamado vírus atenuado são bastante comuns e confiáveis, por isso, não tenha medo de se vacinar.
Agora que você tem mais informações sobre a vacina contra a dengue, procure o posto de saúde mais próximo da sua casa e verifique se não há vacinas disponíveis para a sua idade ou a do seu filho. Manter o calendário de vacinação sempre em dia é uma ótima escolha.
Como existe uma orientação para os postos disponibilizarem as vacinas que estiverem perto do vencimento para o público em geral, há chances de você conseguir se imunizar gratuitamente. Caso não esteja disponível e você possa pagar, invista em sua saúde e afaste o risco de contrair as formas graves da dengue.
Manter a saúde em dia é um ato de amor!