31/10/2025
15h15
valor das compras (1)

Você já reparou que em alguns meses o valor das compras fica muito diferente no supermercado? Essa oscilação de preços é recebida com espanto na maioria das vezes, principalmente quando saímos com aquela sensação de que compramos sempre os mesmos itens e que eles não param de subir.

E você já sabe que existem uma série de dicas sobre comportamentos que podemos ter no supermercado para reduzir o valor das compras, como é o caso de não ir com fome, evitar a companhia de crianças, já que elas podem fazer escolhas muito ligadas à emoção, e até mesmo de comparar preços.

Mas hoje queremos falar de uma dica diferente, que é anotar o valor das compras mensalmente, de modo que você saiba exatamente quanto pagou por item. Vamos entender juntos por que isso pode fazer a diferença na sua vida financeira?

Por que anotar o valor das compras no mercado?

Se você tiver em mãos um histórico de suas compras dos meses anteriores – e isso pode ser anotado em uma planilha ou em um caderninho, de acordo com a sua preferência -, vai ter dois ganhos muito importantes em seu orçamento.

O primeiro é que ao fazer compras do mês mais completas, daqueles itens que não podem fazer em sua rotina de alimentação e higiene pessoal e da casa, você conseguirá saber exatamente qual a parcela do seu orçamento mensal (do seu dinheiro) que é necessária para as compras relacionadas à alimentação e aos produtos de limpeza e higiene.

Para exemplificar, pense que, ao longo dos últimos 6 meses, você reparou que o valor das compras no supermercado fica em média R$ 600,00. Ao entender que esse é o preço daquilo que é essencial ao seu mês, você separará (deixará reservado) esse dinheiro dentro daquilo que recebe para as compras do mês.

Base para comparação

O segundo motivo é que você conseguirá ter uma base maior para comparação de preços. Ou seja, se nos últimos meses um item saltou de preço e você está percebendo que ele não sai mais daquele patamar de preço mais alto – ele não baixa de preço -, você pode optar por comparar os preços em outros estabelecimentos ou testar novas marcas.

Com o valor das compras em mãos, as suas escolhas ficam mais conscientes, pois você vai ter como guia o histórico. Assim, aquela sensação de que tudo está mais caro para de ser apenas uma impressão, mas uma conclusão baseada em dados consistentes.

Facilitando a sua vida!

Por isso, embora essa pareça ser uma dica chata, existem formas simples de resolver. Em vez de anotar tudo no momento da compra, você pode chegar em casa e tirar foto da nota e depois fazer essas anotações do valor das compras com calma, à medida em que tiver um tempinho livre.

De toda forma, pense nas maneiras que mais te deixam confortáveis para economizar cada vez mais e aliviar as contas mensais. Esperamos que você coloque tudo isso em prática para fazer as melhores escolhas no supermercado e na vida financeira em geral, combinado?