19/02/2026
16h23
valores pessoais

Cada pessoa é única. Cada pessoa carrega consigo sonhos e objetivos diferentes. Quando refletimos mais profundamente sobre isso, percebemos que não adianta consumirmos as mesmas coisas, se nossos valores pessoais são diferentes. E esse convite ao pensar sobre a nossa relação com o dinheiro só demonstra que precisamos utilizá-lo com propósito. Do contrário, corremos o risco de achar que sempre falta algo.

Nós sabemos que muitas famílias brasileiras vivem com o mínimo. Mas, na medida do possível, precisamos entender que não é interessante tratar o dinheiro somente enquanto um número, um valor para pagamento de contas. É preciso considerar que a nossa renda (o nosso dinheiro) é também uma ferramenta para construirmos a vida que acreditamos, de acordo com os nossos valores pessoais.

Como priorizar os valores pessoais nas finanças?

Quando falamos em valores pessoais, estamos falando sobre aquilo que cada um de nós acredita. Por que é que estamos sempre atrás de mais dinheiro? Para muitos, comprar a própria casa é o que define o sucesso. Para outros, viajar o mundo todo ou fazer uma viagem em família a cada ano é o que vai determinar essa sensação de dever cumprido.

Entender que o dinheiro precisa atender aos nossos valores pessoais e trazer nome ao dinheiro, com os seus sonhos, é um caminho para utilizar o dinheiro com propósito. Quando entendemos o que queremos com o fruto de nosso trabalho é que chegamos ao ponto de realizar sonhos e fazer com que o dinheiro trabalhe a nosso favor.

A importância de planejar com significado

No Clube U., nós sempre falamos sobre a importância do planejamento. Mas, hoje, queremos falar sobre planejar com propósito, algo que pode transformar de uma vez por todas as suas finanças, pois você vai entender que economizar para realizar sonhos maiores não é algo tão ruim. Pelo contrário: os sacrifícios valem a pena quando sabemos aonde queremos chegar.

Sabe aquela pausa antes de passar o cartão de crédito em uma peça de roupa que você viu na vitrine da loja? Essa não é uma atitude que te aproxima daqueles sonhos que realmente fazem sentido de acordo com seus valores pessoais. De nada adianta ter o celular do ano ou a roupa que é anunciada nas redes sociais se você se distancia daquilo que realmente faz sentido, concorda?

Tempo de qualidade em meio ao processo

Nós acabamos de falar sobre o consumo consciente e escolhas inteligentes. Mas há algo que você deve planejar para chegar às suas realizações com leveza: tempo de qualidade e dinheiro investido em lazer e bem-estar. Ainda que você precise economizar muito para determinado sonho, pense em separar uma fatia do orçamento para atividades que trarão mais felicidade no caminho e mais tempo de qualidade com a sua família.

Para finalizar, pense em trocar aqueles gastos que nem são tão necessários por experiências que ficarão para sempre na memória. Nesse processo de entender que o dinheiro deve servir aos seus valores pessoais – além das necessidades básicas, é claro -, é inegociável ter tempo e dinheiro para as coisas boas da vida, porque saldo na conta não pode ser maior que as incontáveis memórias com quem amamos.

Sobre o Autor

Emelyn Vasques
Emelyn Vasques

Jornalista, atua há 8 anos nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação e produção de conteúdos para diferentes veículos e plataformas. Destaca-se em sua trajetória a experiências como repórter no Jornal Diário do Comércio, especializado na cobertura econômica de Minas Gerais.