21/08/2025
09h33
vergonha de reclamar

Vergonha de reclamar, falta de tempo e a síndrome do “deixa isso pra lá”, esses são alguns dos motivos que fazem com que muitas pessoas não procurem seus direitos.

Vamos pensar na seguinte situação: você compra um pacote de biscoitos e, quando chega em casa, e vem a surpresa: ele está mofado! Com certeza uma situação parecida com essa já aconteceu com muitos de nós, mas a diferença está no que fazemos com isso.

Por que você não deve ter vergonha de reclamar?

O motivo mais óbvio para você deixar de lado a vergonha de reclamar está no fato de que você já pagou por aquilo. Ou seja, você gastou o seu dinheiro e, no fim das contas, vai deixar de usar um produto ou comer um alimento pelo fato de ele estar impróprio para o consumo? Isso não é justo com o seu bolso, não mesmo!

Mas, se formos parar e pensar bem, existem diversos outros motivos para reclamar o seu prejuízo, e um deles é que, muitas vezes, um alimento estragado acaba com a felicidade em uma festa ou uma reunião em família que devia deixar somente boas lembranças. Esse prejuízo emocional ninguém paga, e talvez seja ele o que mais deixa marcas na gente.

Reclamar é indicar um caminho de melhorias

Um outro ponto que deve ser refletido é aquela famosa frase “não desejo isso nem pro meu pior inimigo”, e isso representa que as indústrias e empresas precisam estar cientes da qualidade de seus produtos, e esse é mais um motivo para você não ter vergonha de reclamar, já que ao fazer isso, você estará contribuindo para que ocorra uma análise dos processos.

Quer um exemplo? Quando você liga para uma empresa e diz que o biscoito veio mofado, provavelmente ela vai te perguntar alguns dados sobre aquele produto, como a data de validade, o lote, a data de compra… Essas são as informações que vão ajudar a empresa a entender o que pode ter acontecido para que aquele produto não chegasse da forma correta até a sua casa.

Quando os clientes têm vergonha de reclamar ou preferem deixar para lá, as empresas deixam de saber informações valiosas, que podem ajudá-las a estabelecer novos controles na produção e no transporte dos veículos. Muitas vezes, o problema ocorre quando o produto sai da fábrica e enfrenta horas de viagem sob o sol forte ou a chuva.

Como fazer a minha reclamação?

Isso vai depender do produto que você comprou. Se você comprou pães na padaria do bairro, que é um estabelecimento menor, o ideal é que você vá até o local e converse com a pessoa do caixa para relatar o seu problema. Sempre faça isso de uma forma muito educada, pois essa é a base para construirmos relações mais saudáveis, principalmente por se tratar de uma questão que causa desconforto.

Já no caso de produtos que vêm de grandes empresas, isso pode ser feito diretamente no Serviço de Atendimento ao Consumidor, mais conhecido como SAC.

Nas embalagens, sempre é disponibilizado um número de atendimento, e é nele que você deve ligar. Algumas empresas que não são do país ou do estado onde você mora, geralmente indicam e-mails de contato.

Na maioria dos casos, será pedido os dados que falamos acima e as empresas enviarão um novo produto. Então, sempre que possível, mantenha a embalagem do produto inteira para conseguir passar essas informações e apoiar o processo de identificação de falhas que fizeram com que o produto viesse com a qualidade inferior àquela que se esperava. O importante mesmo, como você viu, é não ter vergonha de reclamar – com muita educação, para seguirmos no nosso direito.