14/10/2025
13h59
empréstimo usecasa

Como funciona o empréstimo Usecasa?

Você já conheceu alguns detalhes do empréstimo Usecasa do Santander. E agora vamos trazer alguns outros pontos para você ter mais tranquilidade na hora de tomar a sua decisão. O primeiro ponto muito importante é que ele não é um crédito imobiliário.

Existe uma diferença aqui: no Usecasa, você colocar a sua casa ou terreno – ou apartamento – como garantia de que pagará o valor solicitado. Ou seja, você diz para o banco que a sua casa pode ser utilizada caso você deixe de pagar o empréstimo – mas isso é muito incomum, porque as pessoas entendem como isso é uma grande responsabilidade.

O que acontece quanto há atraso de parcelas?

Além disso, não estamos falando que aqui que atrasar uma parcela gera a perda do imóvel. Não é assim que acontece. Suponha que você tenha um imprevisto e deixe de pagar uma parcela. O banco não irá tomar sua casa imediatamente. Ele tentará ao máximo renegociar e cobrar a dívida antes de tomar qualquer medida.

Você também não precisa desocupar o seu imóvel. Enquanto pagar o empréstimo, vai continuar usufruindo do seu lar tranquilamente – o mesmo vale para inquilinos. E é por isso que é tão importante se organizar e solicitar o empréstimo Usecasa somente quando tiver uma necessidade real ou um plano sobre como usar o dinheiro, para evitar gastos à toa, desnecessários e até mesmo impulsivos.

Que tipo de imóvel posso usar para a garantia?

Você pode utilizar um imóvel residencial (casa ou apartamento) e comercial, desde que eles tenham valor mínimo de R$ 70 mil. Além disso, o banco também autoriza que terrenos sejam utilizados, mas eles não podem ter construções ou estar em processo de construção.

Um ponto interessante é que você pode usar imóveis de outras pessoas, desde que vocês tenham um acordo para utilizar aquele imóvel como garantia do empréstimo Usecasa. Por fim, saiba que os imóveis devem estar com a documentação toda em dia, viu?

Enquanto você paga o empréstimo, o imóvel fica vinculado ao Banco Santander, que é um dos maiores em operação no Brasil e tem presença global. Mas logo quando você termina de quitá-lo, o imóvel volta a estar vinculado somente ao seu nome.

Conselhos para você!

Manter a casa como garantia de um empréstimo é algo que pode deixar muitas pessoas com medo, principalmente quem só tem um imóvel próprio. Por isso, nessas horas vale a pena sim tomar algumas precauções, como manter uma reserva de emergência.

Ao fazer uma reserva de emergência, você pode guardar dinheiro para cobrir 3, 6 ou mais parcelas em casos de novos imprevistos. Por exemplo: se você perder o emprego, você ainda terá ali 6 meses garantidos para pagar suas parcelas e evitar uma renegociação.

Planejamento é muito importante na hora de pegar qualquer crédito no mercado, e com o empréstimo Usecasa não é diferente. Por isso, tenha em mente seus objetivos com o empréstimo e utilize o dinheiro com sabedoria.

Solicite o empréstimo Usecasa online!

Após fazer sua simulação online, você poderá acompanhar a sua proposta de forma totalmente digital. O banco analisa seu perfil de crédito e responde sobre as condições aplicadas de acordo com o seu histórico.

Para iniciar seu processo ou comparar a oferta dessa opção de crédito do Banco Santander, clique no botão abaixo e comece ainda hoje a colocar seus planos em prática ou quitar as dívidas que estão fazendo você perder noites de sono.

Sobre o Autor

Emelyn Vasques
Emelyn Vasques

Jornalista, atua há 8 anos nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação e produção de conteúdos para diferentes veículos e plataformas. Destaca-se em sua trajetória a experiências como repórter no Jornal Diário do Comércio, especializado na cobertura econômica de Minas Gerais.