03/03/2020
16h50
Moto

Tem vontade de ter uma moto? Separamos alguns meios de você consegui-la tanto através de financiamento quanto de outros meios. Saiba mais aqui.

Moto

É um sonho de muitos poder comprar uma moto (ou trocar a sua usada) e, assim, melhorar sua mobilidade. Hoje em dia há milhares de empresas que fornecem meios de se conseguir uma moto. A imensa maioria delas oferece esse sonho através de financiamentos, empréstimos ou consórcios. Entre tantas opções, como saber qual a melhor para você e seu bolso?

Fizemos esse guia justamente para te ajudar a entender como esses meios funcionam e como avaliar qual se encaixa melhor com sua situação financeira atual. Para começar, vamos diferenciar empréstimo de consórcio e de financiamento. 

Como funciona o empréstimo?

No empréstimo o banco (ou instituição financeira) avalia o risco de te emprestar dinheiro, te dá uma proposta com um prazo e uma taxa de juros (que podem ser negociados) e, quando acordado, te envia o dinheiro. 

O banco não se importa muito com o que você vai fazer com esse dinheiro, a questão que eles mais se importam é se você consegue ou não pagar o valor das parcelas ao fim de cada mês. Para saber se você consegue ou não, sempre fique atento a uma métrica chamada CET, ou Custo Efetivo Total. Nela estão inclusas todos os custos que você terá com esse empréstimo, financiamento ou consórcio todos os meses, incluindo taxas, tarifas e impostos. 

Ao ter o dinheiro liberado, você mesmo vai e compra a moto desejada.

Como funciona o financiamento?

Já no financiamento, você entra em um acordo com a instituição financeira (ou banco) e, após definirem os prazos, taxas e objetivo (imóvel, terreno ou automóvel), essa empresa compra o bem para você e cobra parcelas todos os meses, assim como no empréstimo. 

Na hora de escolher um financiamento você também deve estar atento ao seu CET (que sempre deve estar escrito no contrato) para ver se consegue pagá-lo. 

Como deve ter percebido, o que diferencia um empréstimo de um financiamento é que no empréstimo você recebe o dinheiro e decide o que quer fazer com ele. Já no financiamento a empresa compra o bem para você. Na hora de comparar entre um empréstimo, financiamento ou consórcio, sempre considere seu CET. 

Como funciona o consórcio?

No consórcio você entra como um “cotista” e paga parcelas todos os meses. Todos os meses algum dos cotistas é sorteado para receber o bem escolhido (no caso, uma moto). Há uma parcela mínima a ser paga todos os meses, mas você não precisa necessariamente pagar esse valor. Caso decida pagar a mais, maiores serão suas chances de ser sorteado.

Caso decida dar um lance maior de entrada, suas chances também aumentam consideravelmente. Vale do que você decidir que é melhor. 

Ao fim das parcelas, você terá sua moto. Entretanto, ela pode chegar para você já na primeira parcela, na última ou entre elas. 

Para entender melhor como funcionam os consórcios, clique aqui. 

Consórcio de Motos da Rivel 

Acima de tudo, com a Rivel você escolhe quanto pagará ao fim de cada mês nas parcelas. Por ser um consórcio, você consegue a moto que quer, sendo o sorteado do mês ou então dando um lance maior e sendo escolhido pela empresa como o ganhador da moto. 

Quando for sorteado, você receberá uma carta de crédito para poder comprar a moto. Todas as cotas vendidas são de responsabilidade da Rivel e é ela quem faz as assembleias de contemplação, entrega a carta de crédito e cobra as parcelas dos participantes. 

Para saber mais do consórcio da Rivel, clique aqui. 

Refinanciamento de Veículo

Acima de tudo, caso você já tenha uma moto e queira trocar por uma nova, você tem a opção de refinanciar sua atual. Com isso, você está usando o seu valor como garantia para conseguir um empréstimo e, assim, comprar uma nova. 

Com o refinanciamento você não pode pagar mais de 30% de sua renda nas parcelas e tem de 12 a 48 meses (em média) para quitar sua dívida. 

Você consegue, normalmente, 70% do valor do seu veículo em crédito e pode usá-lo para dar entrada e pagar algumas parcelas do novo veículo. 

Para conhecer uma empresa que foca em empréstimo e financiamentos de imóveis e automóveis, clique aqui. 

E então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, precisamos escrever conteúdos de valor que te dê conhecimento para agir e gerar resultados. Qualquer crítica, elogio ou sugestão são sempre bem vindos nos comentários. Obrigado!