O PIX, novo sistema de pagamentos e transações bancárias do Brasil, começou a operar no dia 16 de novembro. Por meio dele, é permitido realizar transferências de forma instantânea 24h por dia, 7 dias da semana, inclusive aos finais de semana e feriados.

Para isso, é necessário que o usuário tenha cadastrado as chaves de acesso PIX, a porta de acesso ao novo sistema de pagamentos e transações bancárias do Brasil.

E as chaves de acesso do PIX são justamente a maior preocupação dos especialistas, já que o número de chaves cadastradas, até o momento, ultrapassa os 40 milhões. Confira todos os detalhes sobre o assunto abaixo e saiba a maneira mais segura de utilizar o PIX!

CPF é a chave PIX mais segura

Já falamos, aqui no UTUA, que há 4 possibilidades para escolher a chave de acesso do PIX. São elas: número do CPF, número do celular, e-mail e sequência numérica aleatória. No entanto, para Fabio Assolini, especialista em segurança no Brasil, a chave que deve ser escolhida e utilizada como principal é o número do CPF, que, segundo Fábio, é a alternativa mais confiável.

O especialista explica que o CPF é considerado a chave mais segura. Ele diz que o dado mais seguro é o CPF, porque ele não vai mudar nunca.

Isso porque o número de celular, e-mail e sequência numérica podem ser dados que, com o tempo, se modifiquem. Já o número do CPF não, ele se mantém o mesmo por toda a vida.

Além disso, Fábio também destacou a possibilidade de fraudes envolvendo o e-mail e número de celular das pessoas.

 “As chaves problemáticas são o e-mail e o número de telefone, porque sabemos que existem golpes nos quais os fraudadores conseguem desativar o número do celular e ativá-lo em outro chip e isso é preocupante” afirmou.

No entanto, apesar de eleger o número do CPF como o mais confiável ao cadastrar chaves PIX, Fábio recomenda que os usuários façam, se possível, o cadastro das quatro opções de chaves. Para ele, essa é uma maneira de evitar que instituições façam o cadastro sem a devida aprovação do cliente e, também, para evitar que possíveis fraudadores realizem este cadastro no futuro utilizando seus dados.

Como cadastrar chaves PIX

As chaves PIX são a porta de acesso ao novo sistema de pagamentos. Com elas, não é mais preciso compartilhar dados bancários toda vez que for fazer ou receber uma transferência, por exemplo.

A chave PIX é a sua identidade dentro do sistema e pode ser:

  • Número do seu CPF, ou CNPJ em caso de pessoa jurídica;
  • Endereço de e-mail;
  • Número do seu celular;
  • Sequência numérica aleatória.

Se você ainda não realizou o cadastro de suas chaves, basta acessar o aplicativo do seu banco, ir até a aba “PIX”, geralmente encontrada na página inicial do aplicativo, e fazer o cadastro das chaves por lá!

Com o PIX, TED, DOC e boletos irão acabar?

Com a criação do novo sistema de pagamentos e transações bancárias, muito tem se especulado sobre o fim das transações tradicionais como TED, DOC e o pagamento via boleto. Será que tais operações vão acabar com o início do PIX?

Para responder essa e outras dúvidas que possam surgir sobre o assunto, clique no botão abaixo e leia nosso guia sobre o PIX!

Recomendados para Você