Empréstimo MEI

Ser MEI (Microempreendedor Individual), no Brasil, não é para qualquer um. Com as altas taxas de juros cobradas e a concorrência, saber velejar pelo mundo dos empréstimos é fundamental para sua sobrevivência. E isso vale não só para MEIs, mas para qualquer empresa no Brasil.

De tempos em tempos, uma grana extra para poder expandir seu negócio, pagar dívidas ou contratar mais funcionários pode ser útil. Por isso, os empréstimos podem ser uma boa oportunidade.

Entretanto, como saber escolher o melhor empréstimo para você? Quais os pré-requisitos? É possível fazer online? Respondemos tudo aqui para você.

O que são os empréstimos para MEI?

Independente da razão, milhões de empreendedores buscam por empréstimos voltados para quem é MEI.

Embora ele seja parecido com o empréstimo pessoal em alguns quesitos, essa modalidade de crédito possui várias características únicas.

Acima de tudo, quem é MEI tem dificuldade em comprovar sua renda para a Receita Federal. Por consequência, a solicitação de crédito se torna mais difícil de ser aceita pelos bancos e instituições financeiras. Com isso, muitos desses empreendedores recorrem a empréstimos pessoais, que cobram juros mais altos.

Para ter sua solicitação aceita nesse tipo de empréstimo, o MEI deve mostrar seu extrato bancário dos últimos 90 dias, para se ter uma ideia da média de sua renda.

Entretanto, o problema é que, com isso, o empréstimo é feito em nome do seu CPF e não do seu CNPJ.

Em outras palavras, nessa situação você estaria pegando o crédito como uma pessoa física (PF) e não pessoa jurídica (PJ), o que pode acabar bem diferente para o seu bolso no fim do contrato.

Entendendo o empréstimo voltado para MEI

Primeiramente, para solicitar crédito como MEI, é necessário provar para o banco (ou instituição financeira) que esse dinheiro é voltado para atividades da empresa, e não para gastos pessoais.

Mais importante, saiba que as taxas cobradas para microempreendedores individuais são menores que as cobradas para pessoa física.

Entretanto, você deve lembrar que cada instituição tem suas normas e regras, e isso pode acabar interferindo nos custos finais do contrato.

Quando solicitar o crédito, você deve ter em mãos estes documentos:

  • Comprovante de Residência, CPF e RG;
  • Certificado MEI;
  • Um plano de investimento mostrando exatamente qual a funcionalidade desse capital em sua empresa/negócio;
  • Comprovante de renda tanto da empresa quanto pessoal.

Quem tem direito ao empréstimo voltado para MEIs?

Certamente, basta você ter um CNPJ ativo que já tem direito a esse empréstimo. Se você ainda não é formalizado, pode fazer isso muito rapidamente no Portal do Empreendedor.

Conseguindo o empréstimo para Microempreendedores

Vários bancos e instituições financeiras oferecem crédito para essa classe, dentre eles: BNDES, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. No entanto, compensa também você buscar mais instituições.

Mais importante, saiba que os bancos possuem diferentes linhas de crédito para diferentes finalidades de capital. Então você pode encontrar, no mesmo banco, empréstimos voltados para a compra de novos equipamentos ou para pagar dívidas, etc.

É possível pegar empréstimo para MEI mesmo estando endividado?

Primeiramente, saiba que não são todos os bancos que liberam crédito para quem está com alguma dívida em aberto. Dentre os bancos que aceitam, eles consideram questões como sua atual situação financeira, o valor devido, entre outras coisas, na hora de avaliar seu pedido.

Além disso, as tarifas e os juros cobrados nesses planos são maiores que a média do mercado, já que o banco tem o risco de não ser pago.

Mais importante, existem opções para quem está negativado, mas busca por empréstimo para seu negócio/empresa.

Essas opções são:

  • Para pensionistas ou aposentados pelo INSS, ou funcionários públicos;
  • Usando imóvel como garantia;
  • Usando veículo próprio como garantia.

Se quiser saber instituições e bancos que liberam empréstimos para negativados (tanto para quem é MEI quanto para Pessoa Física), fizemos um resumão completo com informações e indicações de empresas.

Para conhecer essas empresas, basta clicar no botão abaixo!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*