investidor iniciante

Então você decidiu entrar para o mundo dos investimentos e quer fazer o dinheiro trabalhar para você, parabéns! Acaba de dar o primeiro passo de um investidor iniciante!

E com certeza, com a quantidade de informações que há na internet, é muito fácil ficar perdido no meio deste vasto universo.

Por isso, nós fizemos este guia de introdução que lhe dará um claro mapa geral sobre investimentos. Iremos abordar desde a base, falando sobre bancos e corretoras, até os tipos de investimentos que temos a nossa disposição. Esperamos que seja de boa utilidade para você.

Bancos Digitais

Já pensando como um investidor, nós queremos sempre reduzir nossos custos e aumentar a nossa rentabilidade, ou seja, o retorno sobre nosso investimento. Pensando dessa maneira, os bancos digitais estão revolucionando o setor bancário brasileiro e os mais privilegiados nisso somos nós: os usuários desses bancos.

Até alguns anos atrás, os bancos tradicionais cobravam várias taxas e ofereciam opções de investimentos que eram benéficas para eles, e não para seus clientes (até hoje muitos bancos tradicionais oferecem esse tipo de opção, tal como a poupança).

Com a chegada dos bancos digitais, a maré está mudando (e para melhor!). Taxas antes consideradas normais foram retiradas, opções de bons investimentos foram oferecidas e, em algumas dessas fintechs, o seu dinheiro já está rendendo mesmo estando na conta corrente!

Por isso, é muito importante que você dê uma olhada nas taxas que seu banco cobra e veja se elas são mais onerosas que as de bancos digitais como Nubank, Banco Inter e até mesmo o PicPay.

Fizemos posts explicando tudo para você sobre esses famosos bancos digitais. Para aprender sobre eles e seus benefícios, basta clicar em seus nomes: Nubank, Inter, Original, Next, C6 Bank.

Opções para investidor iniciante

Fazer investimentos
Investir dinheiro

É possível investir por meio de conta em alguma corretora. E cada corretora de investimento tem vantagens e desvantagens sobre cada tipo de investimento. Algumas são melhores para investimentos em renda fixa e outras para investimentos em renda variável.

As corretoras são outro ponto importante no seu controle de gastos: quanto mais taxas você paga, mais tempo demora para você começar a lucrar com seu investimento.

Para o esclarecimento de dúvidas, corretoras tem a função de ser um intermédio entre a compra e venda de títulos financeiros. Os quais podem ser de renda fixa (Tesouro Direto, CDB’s, LCI’s, LCA’s e Debêntures) e/ou variável (Bolsa de Valores).

Os órgãos reguladores das corretoras são o Banco Central (BC) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Ao contrário de bancos, as corretoras não oferecem serviços como empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, etc.

Por que vale mais a pena investir através de uma corretora do que por meio do meu banco?

Os bancos muitas vezes só colocam à disposição de seus clientes aplicações com rendimento mais baixo do que a média do mercado. Isso porque é mais vantajoso para eles, pois, pagando menos para você, sobra mais dinheiro para eles.

Além disso, os gerentes recebem comissão por indicar os investimentos de maior interesse do banco. Onde você acha que o interesse dele está? Em receber comissão ou indicar a melhor opção para você?

O Fundo Garantidor de Crédito

Nos EUA, 54% das famílias investem em bolsas, enquanto, no Brasil, menos de 1% da população investe. Para incentivar mais pessoas a investir, o governo brasileiro criou o Fundo Garantidor de Crédito, no qual ele tira o risco do investidor em alguns produtos e passa para si.

Como funciona

O Fundo garante o valor de até R$250.000,00 por CPF/CNPJ, ou seja, nos produtos protegidos pelo FGC, você pode investir até este valor que, caso você perca algum dinheiro, o governo ressarce você.

E quais investimentos são protegidos pelo FGC?

  • CDB (Certificado de Depósito Bancário – tanto os pré-fixados, quanto os pós-fixados)
  • LCI (Letra de Crédito Imobiliário)
  • LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)
  • Letras de Câmbio
  • Letras Hipotecárias
  • RDB’s (Recibos de Depósitos Bancários)
  • Letras Imobiliárias

Além disso, há também a garantia especial, que cobre até R$20.000.000,00 (isso mesmo, 20 milhões de reais) para DGPE (Depósito a Prazo com Garantia Especial).

Perfil de Investidor

Diferentes pessoas têm diferentes níveis de aversão ao risco. Sabendo disso, 3 principais perfis de investidores foram criados para ajudar a guiar o investidor a fazer aportes naquilo que o faz se sentir bem em colocar seu dinheiro. Os perfis são: conservador, moderado e agressivo.

Investidor conservador

É aquele investidor que tem muita aversão ao risco. Esse tipo de pessoa gosta de sentir que seus investimentos estão seguros mais do que ver seu dinheiro crescendo rapidamente.

Normalmente, a carteira de investimentos de um conservador é composta, em sua grande maioria, por investimentos em renda fixa, podendo ter (ou não) uma pequena parte em renda variável.

Investidor moderado

Considerado o meio-termo entre o conservador e o agressivo, o investidor moderado quer ter uma certa segurança, mas também quer experimentar ganhos acima da média do mercado.

Com isso, o moderado possui uma divisão quase 50/50 entre renda fixa e variável.

Mas, claro, o moderado ainda prefere retornos medianos a riscos muito elevados.

Agressivo

Como o nome já diz, o investidor agressivo é aquele com pouca aversão ao risco, ou seja, ele não se importa em ter uma considerável chance de ver seu capital investido diminuir desde que os ganhos possam ser bem acima da média do mercado.

O agressivo, obviamente, possui a imensa maioria de seus ativos em renda variável, podendo ser até 100% (para os mega-agressivos).

Tipos de Investimento

As principais categorias de investimento que você deve ser entendedor agora de início são investimentos em Renda Fixa, Renda Variável e Fundos de Investimento.

Renda Fixa

Como o próprio nome já entrega, ao investir em renda fixa, o investidor já sabe ou tem a possibilidade de prever o retorno sobre seu investimento. O FGC só garante investimentos em renda fixa.

São a melhor opção para o investidor de perfil conservador, pois com a RF ele não terá surpresas ao fim do prazo acordado.

Porém, devido à sua segurança, investimentos em RF tendem a ter uma rentabilidade menor do que os investimentos em renda variável.

Renda Variável

Já os investimentos em renda variável são imprevisíveis, você não consegue controlar ou saber o quanto retornará para você no momento da aplicação. O retorno final pode ser tanto positivo, te gerando lucro, quanto negativo, gerando prejuízo.

Devido ao seu alto grau de risco, os retornos em investimentos de RV costumam ser maiores que os de RF. Porém, isso depende de como está o mercado na época do seu investimento.

Mesmo para investidores conservadores, é válido ter uma parcela da sua carteira de investimentos em renda variável, pois assim você ganha com as subidas do mercado e está protegido de suas quedas através dos investimentos em renda fixa.

Fundos de Investimento

Fundos são uma carteira de investimentos montada por uma empresa especializada nisso através da união de recursos de vários investidores em conjunto (chamados cotistas) para que assim a carteira tenha uma boa abrangência de produtos e variedade.

Podem englobar Títulos Públicos, Cambiais, Títulos de Renda Fixa, Derivativos, Ações, Commodities, etc.

O cotista pode receber dos fundos de investimento tanto através do rendimento do fundo (que pode ser distribuído semestralmente, trimestralmente, mensalmente, etc) e também através da venda da cota desse fundo.

Então agora você já tem uma ideia geral dos fatores a serem considerados por você, sendo um investidor. Caso queira aprender ainda mais, o UTUA preparou materiais para te guiar em toda a sua jornada de aprendizado no mundo dos investimentos.

Quer aprender mais sobre os bancos digitais e os benefícios que eles podem lhe trazer? Então é só clicar no botão abaixo!

Fique por dentro de tudo o que acontece!

Para ficar por dentro de tudo o que ocorre no universo dos cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e notícias do mundo financeiro, continue acompanhando nossas atualizações aqui no site do UTUA e também em nosso perfil no Instagram!

A equipe do UTUA agradece!

Recomendados para Você