29/12/2022
14h36
Financiamento Imobiliário da Caixa

Você já ouviu falar sobre o financiamento imobiliário da Caixa? Milhares de brasileiros buscam por financiamentos todos os dias. Visando ter a casa própria, eles fazem solicitações em diversos bancos e empresas financeiras.

A Caixa possui um plano de financiamento imobiliário bem em conta e você pode se beneficiar com isso. Conheça mais do financiamento imobiliário da Caixa aqui no UTUA!

Primeiramente, a pergunta feita com maior frequência é, justamente, como funciona o financiamento imobiliário da Caixa. Vamos passar todos os detalhes rapidamente para você se informar!

Após terminar a leitura do texto, não se esqueça de pegar seus números da sorte para acumular pontos e ter mais chances de ser sorteado pelo Clube UTUA, combinado?

Entenda o financiamento imobiliário da Caixa

Por fazer parceria com programas governamentais sociais como o Casa Verde e Amarela, programa que substituiu o Minha Casa, Minha Vida, e o pagamento de FGTS, a empresa é uma das líderes no Brasil quando se trata de financiamentos. 

Mais importante, os financiamentos imobiliários são realizados pelo Sistema Financeiro de Habitação. Nele, há uma questão chamada alienação fiduciária – na qual a posse do bem só passa para seu nome ao fim do pagamento das prestações.

Para pegar um financiamento, pode-se usar o FGTS para abater as prestações e, acima de tudo, as parcelas devem ocupar 30% ou menos do salário do comprador. 

O que é importante de se levar em conta?

Certamente, há uma renda mínima necessária para se conseguir a aprovação do pedido, entretanto, vamos entender melhor algumas outras questões primeiro.

Caso você tenha três anos ou mais de carteira assinada, pode usar seu saldo do FGTS como meio de pagamento. Além disso, é necessário também que você more ou trabalhe na cidade do imóvel e que não tenha mais imóveis em seu nome nessa cidade. 

Além disso, aqueles que são funcionários públicos tem a sorte de poder pagar menores taxas, devido ao empréstimo consignado. Nele, o valor das prestações é retirado diretamente da folha de pagamento do funcionário. 

Outro fator importante de se saber é que, caso você não tenha a renda mínima necessária, pode fornecer o valor restante como forma de entrada. 

Há uma renda mínima para conseguir o financiamento da Caixa?

Acima de tudo, isso depende de quanto custa este imóvel. Além disso, você deve ter como comprovar sua renda para que, então, o banco avalie quanto você consegue e quanto não consegue pagar com relação às prestações e juros.

A renda solicitada pelo banco (ou instituição financeira) é a soma da renda de todos que viverão no imóvel.

Logicamente, quanto maior for essa renda, maiores podem ser as prestações e, com isso, o preço do imóvel, desde que suas parcelas cheguem a até 30% do total da renda. 

Para entender melhor, vamos a um exemplo. Você vai pegar um financiamento imobiliário da Caixa com 240 prestações (20 anos) e pagará, por mês, R$1 mil de prestação. A sua renda deve ser de, pelo menos, R$6 mil. Para entender melhor e aplicar à sua situação, utilize o Simulador da Caixa em seu site oficial.  

Nele, você fica sabendo qual plano de financiamento é melhor para sua renda e por onde começar.