10/07/2020
08h00
Divulgação: Mastercard

Foi anunciado pela Mastercard que ela irá comprar a provedora de acesso ao vivo a dados e informações financeiras, a Finicity. O valor da empresa é de US$825 milhões. Saiba o que isso muda para você.

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Com o objetivo de fortalecer a sua plataforma de open banking, a Mastercard decidiu comprar a Finicity e oferecer uma gama maior de serviços, reforçando sua presença e compromisso com as principais fintechs e instituições financeiras do mundo.

Para aqueles curiosos, um sistema Open Banking gera para todos (tanto empresas quanto consumidores) um maior controle sobre seus dados financeiros.

Isso quer dizer que, na prática, as empresas terão maior controle sobre quem (fintechs e demais instituições financeiras) e onde acessam suas informações financeiras, seja para criar novos serviços ou até para pagamentos em seu nome.

Há alguns anos, a Mastercard vem aumentando sua participação nesse tipo de mercado cada vez mais. Essa atitude, misturada com os sistemas financeiros da Finicity, como o Quicken Loans Rocket Mortgage e o Experian Boost, pode elevar os serviços bancários abertos no mundo a novos patamares.

“O sistema bancário aberto é uma tendência global crescente e um espaço estrategicamente importante para nós. Com a incorporação da Finicity, esperamos não apenas progredir em nossa estratégia de open banking, mas também aprimorar a forma como apoiamos e aceleramos a economia digital de hoje em vários mercados”, falou Michael Miebach, Presidente da Mastercard.

“A Finicity possui um negócio comprovado, construído em parcerias com milhares de bancos e fintechs, assim como nós. Também possui o mesmo compromisso que temos com práticas de dados centradas no consumidor, garantindo que ele tenha o poder de decisão sobre como e onde suas informações devem ser usadas. Com o uso de APIs bancárias abertas da próxima geração e de aprovações claras do consumidor, essas informações financeiras oferecem processos simplificados de empréstimos e hipotecas, além da realização rápida de pagamentos com base em contas e soluções de gestão de finanças pessoais”.

“Desde a nossa fundação, Nick Thomas e eu focamos no desenvolvimento de uma tecnologia líder do setor e na construção de uma organização que capacite consumidores e organizações a entender, gerir e usar seus dados financeiros para melhorar sua vida financeira”, falou Steve Smith, CEO e cofundador da Finicity.

“Permitir que as pessoas acessem e controlem seus dados, garantindo as melhores práticas para protegê-los, continuará impulsionando uma tremenda inovação que aumenta a educação, a inclusão e a saúde financeira. Essa parceria com a Mastercard nos ajuda a acelerar essa missão globalmente”.

Sobre os motivos da aquisição

Com essa compra, a Mastercard se torna uma aliada cada vez mais poderosa para instituições financeiras, fintechs e bancos.

A infraestrutura da Finicity permite que os funcionários melhorem ainda mais as soluções de open banking já existentes na Mastercard (mas, por enquanto, somente na Europa, exepcialmente na América do Norte e algumas outra regiões importantes também.)

Atualmente, o Open Banking Mastercard na Europa tem conexões com quase 2.000 instituições financeiras.

Tendo uma conexão direta com o ambiente bancário da América do Norte, indo desde empréstimos a gestão de patrimônios, a união das duas empresas fará com que a Mastercard seja a única capaz de fornecer os serviços para pagamentos, gestão de dados e Open Banking de todo consumidor, comerciante, governo, banco ou fintech.

Além disso, a compra também faz com que melhores e mais ofertas cheguem aos consumidores e às empresas. Ao ser realizada a compra, a Mastercard (junto das tecnologias da Finicity) irá melhorar o proceso de decisão de liberação (ou não) de crédito tanto para pequenas empresas quanto para consumidores também.

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