Especialmente nessa época de crise causada pelo coronavírus, infelizmente o número de desempregados vem crescendo a cada dia em nosso país. Assim, em meio a essa fase difícil, é ainda mais importante saber quais são os seus direitos.

Por isso, hoje falaremos sobre o seguro desemprego. Primeiramente, é importante que você saiba que todo cidadão que trabalhou com carteira assinada tem o direito de receber, por até 5 meses, o valor de um salário mínimo de seguro desemprego.

Acima de tudo, saiba que o trabalhador poderá dar entrada no seguro desemprego se não for dispensado por justa causa.

É possível checar o seguro desemprego pela internet no Portal Emprega Brasil, e também conseguir informações sobre o auxílio e seu saldo através do aplicativo.

Foi lançado o aplicativo CTPS Digital (ou Carteira de Trabalho Digital) tanto para dispositivos Android quanto iOS. Com ele, você não precisa mais de documentos físicos na hora de ser contratado e também tem acesso a contratos de trabalho antigos e benefícios que você possa ter direito. 

Dentre esses benefícios, estão o seguro desemprego, o abono salarial e o benefício emergencial (BEm). Certamente, eles estão sendo amplamente solicitados agora com a crise causada pelo coronavírus, que deixou milhões desempregados, suspensos ou com salários reduzidos. 

Anteriormente, a carteira de trabalho digital servia apenas para consultar o histórico trabalhista e as informações profissionais, tais como contratos (vigentes e ativos), salários, período de contratação, cargo e informações da empresa contratante. 

Entretanto, agora você pode deixar de usar o documento físico e usar somente o aplicativo, que também tem a funcionalidade de fazer a solicitação do seguro desemprego. Veja abaixo as funcionalidades que a CTPS Digital oferece:

1ª) Solicitar o benefício do seguro desemprego

Se você quer consultar o status do benefício do seguro desemprego ou então de outros como o benefício emergencial, ou o abono salarial, você deve abrir o aplicativo e clicar em “Benefícios”. 

Você, então, verá uma lista dos auxílios. Nessa lista, você pode clicar neles também para saber mais informações sobre cada um. 

Para solicitar o auxílio-desemprego, vá em “Consultar” e, então, em “Solicitar” para começar o processo de solicitação do recurso. Para completar essa etapa, você precisa do número de requerimento do seguro, entregue pelo seu (agora) ex-empregador. 

2ª) Acessando contratos de trabalho 

Você consegue acessar contratos de trabalho no setor “Contrato”, que está no menu inferior da tela. Nesse setor, você consegue consultar informações de empresas contratantes (como CNPJ, endereço e nome), além de informações do histórico trabalhista do empregado (tal como salário inicial, período de contratação, ocupação, etc). 

3ª) Exportando sua carteira de trabalho para documento PDF

Para passar os dados de sua carteira física para a digital, clique na seção “Enviar” e, então, selecione os itens que você quer enviar para a carteira digital, que podem ser tanto dados específicos quanto a carteira completa. 

Você também tem a funcionalidade de exportar a CTPS na forma de documento PDF. Para isso, basta apenas clicar no ícone de PDF no canto inferior esquerdo dessa seção. 

4ª) Conferir benefícios disponíveis

Como dissemos acima, na seção “Benefícios”, você encontra todos os auxílios disponibilizados pelo governo para questões trabalhistas. Ao clicar em “Saiba mais” em cada um deles, você consegue checar a disponibilidade de cada um. 

Além disso, você também consegue checar se está apto a receber o Abono Salarial e, caso tenha direito, quando é a data da próxima parcela.  

Agora, se você não tem direito a receber o seguro desemprego, mas precisa de um dinheiro extra para dar conta dos imprevistos financeiros, não se preocupe!

Basta clicar no botão abaixo e conferir o artigo que preparamos para você sobre algumas opções de empréstimo online, sem burocracia e sem taxas abusivas!

Então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, escrevemos conteúdos de valor que te deem conhecimento para agir e gerar resultados.

Fique por dentro de tudo o que acontece!

Para ficar por dentro de tudo o que ocorre no universo dos cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e notícias do mundo financeiro, continue acompanhando nossas atualizações aqui no site do UTUA e também no nosso perfil no Instagram!

A equipe do UTUA agradece!

Recomendados para Você
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*