01/05/2020
08h00
auxilio emergencial

Saiba o que fazer se o status da sua solicitação do auxílio emergencial se mantém em análise neste resumão rápido e simples que fizemos para você!

Se você solicitou, entre os dias 07/04 e 10/04, o auxílio emergencial do governo de R$600, saiba que o Ministério da Economia informou que você deve voltar a fazer o requerimento através do aplicativo da Caixa Econômica Federal.

Por volta do fim de março, o governo aprovou um auxílio emergencial para ajudar uma parte da população durante essa crise causada pelo coronavírus. Após a aprovação, as solicitações começaram a ser feitas por volta do dia 07/04. 

Entretanto, muitas pessoas estão com dificuldade em ter sua solicitação aprovada, constando seu requerimento ainda “em análise”. A Caixa informou que, se essa é a sua situação, você deve atualizar seu aplicativo. Isso porque ele passou por mudanças e atualizações para ficar mais ágil e simples de usar. 

“Na segunda-feira (20), tivemos uma atualização do aplicativo para que ele se tornasse mais completo e trouxesse essa possibilidade de retorno da informação. Então, se alguém fez o cadastro até o dia 10 e não identificou a informação de aprovado ou não aprovado, recomendamos que atualize sua versão do aplicativo para que ele possa ter essa informação”, falou Denis Mathias, representante da Caixa Econômica Federal. 

Denis informou também que, desde o dia 24, o aplicativo deu prioridade às solicitações feitas durante os dias 11/04 a 17/04. “A expectativa é que hoje a gente receba aqueles cadastros que estavam de posse da Dataprev. São mais 7 milhões de cadastros e a expectativa é que no mais tardar amanhã, tenhamos a informação de aprovação ou não aprovação pra esses lá no site, lá no app e as pessoas possam consultar a sua situação”, falou. 

Segundo o representante, não era esperado que houvesse tantas solicitações de uma vez. Por isso, o sistema não deu conta de cumprir seu dever em um tempo razoável. 

“Nós temos dois aplicativos: um é o de cadastramento. Nesse aplicativo, nós tivemos mais de 50 milhões de downloads, dos quais geraram, tanto no app quanto no site, cerca de 46 milhões de cadastros concluídos, finalizados e encaminhados pelos brasileiros. O outro aplicativo que é destinado aqueles brasileiros que não tinham conta em banco ou não indicaram uma conta pra receber o seu benefício, é o Caixa Tem, que faz a abertura de maneira automática e gratuita de uma poupança social digital. Esse aplicativo também teve cerca de 40 milhões de downloads nos últimos dias. Ele precisou passar por algumas adequações para dar mais estabilidade. Chegamos a ter quase meio milhões de acessos simultâneos”, disse.

Agora, o Ministério da Cidadania informou que aqueles que não tiveram a resposta da sua solicitação devem atualizar o aplicativo e voltar a fazê-la.  “O objetivo é facilitar novos cadastramentos e, principalmente, a revisão dos cadastros já realizados, que, por diversas razões, não tiveram a sua elegibilidade confirmada. Os cadastrados entre 7 e 10 de abril que até o presente momento não foram confirmados como elegíveis podem retornar ao aplicativo e revisar seu cadastro” falou em uma nota no dia 23/04. 

Mais importante, até o dia 22/04, já haviam sido liberados mais de R$22 bilhões para mais de 31 milhões de brasileiros. Ao todo, foram mais de 45 milhões de solicitações no aplicativo do banco estatal. 

Quer saber quem pode receber o auxílio emergencial do governo? Fizemos um resumão com tudo o que você precisa saber, basta clicar aqui ou no botão abaixo!

E então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, escrevemos conteúdos de valor que te deem conhecimento para agir e gerar resultados. Qualquer dúvida sobre o produto ou serviço descrito, o melhor a fazer é entrar em contato diretamente com a empresa que o oferece. Obrigado!