05/03/2020
16h50
sabine-peters-6ae-ZikPId0-unsplash-min-4

Com tantas opções de financiamento fica difícil escolher a melhor para você. Por isso, separamos aqui algumas opções que nós do UTUA julgamos que irá agradar a você e a seu bolso. Confira!

A grande maioria dos financiamentos é voltada para imóveis e automóveis, e estes serão justamente o nosso foco deste post. Entretanto, queremos alertar você sobre a questão de taxas. Muitas pessoas acreditam que você consegue saber qual financiamento sai mais barato do que outro ao comparar suas taxas de juros. 

Certamente, as taxas de juros são uma métrica importante a se ficar de olho, mas não são as mais importantes. Para comparar um financiamento com outro, você deve examinar o CET deles. Este dado está, obrigatoriamente, em todos os contratos que você pede. No Custo Efetivo Total, estão inclusos as taxas, impostos, tarifas e custos que você terá em cada parcela e ao fim de todas juntas. 

Agora sem mais delongas, vamos aos financiamentos escolhidos a dedo por nós do UTUA:

Financiamento do Santander

O gigante banco espanhol, até pouco tempo atrás, demandava que você desse uma entrada de 20% no bem desejado e financiasse os restantes 80%. Agora você consegue dar uma entrada de apenas 10% e financiar os restantes 90%! 

Divulgação: Santander
Divulgação: Santander

Essa oportunidade só é válida para os financiamentos que tem suas parcelas atreladas ao IPCA ou à TR. Entretanto, as taxas variam de acordo com sua relação com o banco. Se ela for boa, você consegue pegar um mínimo de 7,99% ao ano e 420 parcelas para pagar pelo seu imóvel.

Para conhecer mais desse financiamento imobiliário do Santander, clique aqui.

Caixa

A Caixa Econômica Federal possui planos de financiamento com juros fixos que podem ser atraentes para você. Anteriormente, ela só possuía taxas atreladas ao IPCA e TR, entretanto, o plano de parcelas fixas não é (necessariamente) melhor do que os atrelados. 

caixa
Divulgação: Caixa

A depender de como está a economia e sua previsão, você pode acabar pagando mais ou menos com as parcelas fixas. Por isso, avalie dentro de você se seria confortável para seu bolso pagar parcelas que mudam de valor mês a mês (tanto para cima quanto para baixo) ou se você prefere pagar o mesmo valor até o fim do contrato.

Suas taxas começam em 3,45% ao ano + IPCA. Para conhecer mais desse plano da Caixa, clique aqui. 

Certamente, você já ouviu falar em TR e em IPCA. Mas vamos relembrar. IPCA é uma medida feita para calcular a inflação do país. Ele mede a diferença de preço entre vários bens de uso diário de um mês para outro. Se os preços subirem, em media, o IPCA sobe também. Caso contrário, ele diminui.

Já a TR, ou Taxa Referencial, é outro medidor de inflação. Seu valor é determinado pelos cálculos do Banco Central.

Financiamento do Banco do Brasil

Desde dezembro o Banco do Brasil passou a oferecer também planos de financiamento com juros atrelados ao IPCA e à TR. Suas taxas vão de 3,45% ao ano + IPCA, Já a taxa atrelada à TR começa em 6,75% ao ano. 

Para conhecer mais sobre esse plano do BB clique aqui. E, além disso, se tiver buscando uma conta voltada para quem é autônomo ou MEI, conheça essa oportunidade do BB

E então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, precisamos escrever conteúdos de valor que te dê conhecimento para agir e gerar resultados. Qualquer crítica, elogio ou sugestão são sempre bem vindos nos comentários. Obrigado!