05/04/2020
14h00
aposentados do INSS

Logo deve sair um edital autorizando funcionários aposentados do INSS a trabalharem de casa.

aposentados do INSS

Atualmente, há uma fila de mais de 1,2 milhões de brasileiros esperando no INSS. Para acelerar essa fila, o INSS deve contratar funcionários já aposentados para trabalharem de casa (o famoso home office) enquanto durar a quarentena do coronavírus.

Em breve, deve sair um edital em que fica liberado funcionários aposentados do INSS trabalharem de casa e também militares da reserva a trabalharem presencialmente.

Certamente, esses militares vão trabalhar em agências assim que elas forem reabertas ao público. Acima de tudo, devem ser contratados 8 000 funcionários.

“Aposentados da carreira do Seguro Social serão contratados no regime de teletrabalho, para atuação exclusiva na análise de benefícios. Os demais aposentados e militares inativos, que trabalharão no atendimento, serão selecionados e só começarão a trabalhar após o fim do estado de calamidade causado pela Covid-19, tão logo o atendimento ao público seja retomado nas agências do INSS”, informa o órgão governamental.

Primeiramente, quando dizemos que há 1,2 milhões de brasileiros com sua análise contratada, queremos dizer que ela demorou mais de 45 dias para ocorrer.

Ao todo são mais de 1,8 milhões de solicitações, isso considerando apenas de 27/02 até hoje e inclui tanto benefícios assistenciais quanto previdenciários.

O secretário da Previdência, Leonardo Rolim, disse que os servidores aposentados do INSS serão pagos por produtividade (ou seja, seu salário irá variar de um mês para outro) ou então por um salário fixo.

Para o cargo responsável pela liberação de benefícios de maneira automática serão permitidos apenas os funcionários aposentados que, enquanto trabalhavam, já ocupavam essa posição.

Acima de tudo, para cada conclusão de análise de benefício, a pessoa receberá por volta de R$57.

A questão do pagamento do INSS

Paulo Guedes, ministro da economia, informou que o Governo Federal está tomando várias medidas para diminuir os efeitos econômicos causados pela crise do coronavírus. Entre essas medidas, há a antecipação da segunda parte do 13º salário de aposentados do INSS;

Certamente, o pagamento da primeira parte do 13º dos aposentados do INSS deve ocorrer entre 24/04 e 08/05. Já a segunda parte, deve ocorrer entre os dias 25/05 e 05/06.

Por ser uma questão atípica, as datas ainda precisam ser confirmadas após um decreto do presidente Bolsonaro, que vai dar os detalhes de como ocorrerá essa antecipação. Normalmente, a primeira parte do 13º é pago no segundo semestre do ano e a segunda em dezembro.

O INSS informou que as datas de pagamento vão ser de acordo com a quantidade de dinheiro a ser recebida e também o último número do benefício. Então, por exemplo, se o número for 321.654.789-0, desconsideremos o 0 (dígito) e o número final é o 9.

Mais importante, começa recebendo o benefício quem recebe até 1 salário mínimo, sendo R$1.045 neste ano. Pode ser que a primeira parcela do 13º ocorra com o pagamento da folha deste mês, abril. Que vai de acordo com a tabela abaixo.

Acima de tudo, como dissemos acima, a data de recebimento vai de acordo com o último número do benefício, sem contar com o dígito.

De acordo com a secretaria, a segunda parte do 13º deve ocorrer no pagamento da folha de maio, segundo o calendário abaixo:

Têm direito a esse benefício aqueles que receberam durante o ano algum destes auxílios abaixo:

Saiba como cuidar de suas finanças durante a crise do coronavírus nesse resumão que fizemos para você!

E então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, escrevemos conteúdos de valor que te deem conhecimento para agir e gerar resultados. Qualquer elogio, crítica ou sugestão são sempre bem-vindos nos comentários. Obrigado!