26/03/2020
16h50
Pessoas Escolhendo entre consórcio e financiamento

Entre pegar um financiamento ou entrar para um consórcio, qual o melhor para você? Fizemos esse resumão para te ajudar a identificar qual é mais vantajoso e quando.

Pessoas Escolhendo entre consórcio e financiamento

Atualmente, para cada pessoa que pega um financiamento, quase 4 outras entram para um consórcio. Mas será que, devido a essa estatística, os consórcios são sempre mais vantajosos que os financiamentos? Fizemos uma pesquisa para te ajudar com essa questão.

Consórcio e Financiamento: como escolher o melhor? 

Primeiramente, vamos entender como funcionam os consórcios. Normalmente, uma empresa administradora reúne um crédito e junta um grupo de pessoas interessadas em ter um objeto em específico, como, por exemplo, uma moto. Todos os meses ocorrem sorteios e alguém desse consórcio recebe o valor disponibilizado para comprar esse bem. 

Porém, o problema com consórcios é que você pode ser sorteado tanto no primeiro mês, quanto anos depois de ter entrado. E às vezes você não está com essa paciência toda.

Mais importante, a quantidade de consórcios no Brasil cresceu quase 20% de um ano para outro. Em 2018, haviam 271 mil consórcios, enquanto em 2019 houveram 323 mil. Para se ter uma ideia, de 2017 para 2018 houve uma redução de 4,7%.

“Atribuímos esse aumento a mudança de comportamento do consumidor. Ele está muito mais atento a suas finanças pessoais, está incorporando conceitos da educação financeira no seu dia a dia e, consequentemente, está substituindo o imediatismo do consumo e a compra por impulso pelo planejamento financeiro, que é a essência do consórcio”, explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC.

O crescimento do Brasil e seu reflexo em financiamento e consórcio:

Acima de tudo, outro ponto que alavancou o número de consórcios no Brasil foi a recuperação de nossa economia. Quanto mais consórcios, mais pessoas estão comprando, o que mostra que mais pessoas estão com dinheiro para gastar. 

“Na medida em que consorciados estão sendo contemplados todos os meses, eles estão com o dinheiro à vista, ou seja, um dinheiro no bolso para adquirir esses imóveis. É um alavancador da indústria imobiliária (e automobilística) na medida em que o consumidor com dinheiro na mão pode comprar esses imóveis e automóveis que estão a venda no mercado”, diz o presidente.

Para se ter uma ideia, de 2015 para cá, tivemos um aumento de quase 25% no número de consórcios imobiliários. Além disso, não só a quantidade cresceu mas também a média de cada carta de crédito. Em comparação com o ano anterior, hoje já passa de R$160 mil.

E Financiamentos?

Agora, quando se trata de financiamentos, a quantidade de imóveis financiados com capital da poupança diminuiu em 22%. Certamente, o que faz as pessoas preferirem um consórcio do que um financiamento são os juros cobrados ao financiar um imóvel ou automóvel, tudo o que se paga além do preço do imóvel é uma taxa administrativa. “Financeiramente, o consórcio sempre é melhor que o financiamento. O financiamento tem uma única vantagem sobre o consórcio que é habitar na hora que é liberado”, conta o educador financeiro Mauro Calil.

Em resumo, quando for buscar por um consórcio, veja se essa empresa tem permissão do Banco Central para isso e, além disso, cuidado com promessas que pareçam boas demais para serem verdade. Lembre-se de ler o contrato com muita atenção, entender quais os seus deveres e custos e nunca confiar em promessas verbais de ninguém. 

Como realmente saber quando um empréstimo custa menos que outro?

Muitas pessoas tem a ideia de que para avaliar qual plano de financiamento pegar, o ideal é comparar as suas taxas de juros. Aquele que tiver as menores taxas será o mais em conta, certo?

Errado. Esse é um dos erros mais perigosos que se pode fazer na hora de comparar financiamentos ou empréstimos. Mais importante, na hora de comparar diferentes planos de financiamento, você deve buscar por uma métrica chamada CET, ou Custo Efetivo Total, que obrigatoriamente deve estar em todos os contratos desse tipo. 

Com o Custo Efetivo Total, você fica sabendo quanto o financiamento custará ao fim das parcelas e também quanto ele custará para você mês a mês. Ele é composto de todas as taxas, tarifas e impostos embutidos nesse acordo. 

Sabia que você consegue descontos em um financiamento se usar um consórcio junto? Fiemos um artigo explicando como essa estratégia funciona. 

E então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, precisamos escrever conteúdos de valor que te dê conhecimento para agir e gerar resultados. Qualquer crítica, elogio ou sugestão são sempre bem vindos nos comentários. Obrigado!