20/07/2020
08h00
Divulgação: Caixa

Após queixas por parte de muitos usuários sobre o recebimento do FGTS, resolvemos esclarecer como solucionar o motivo principal desses problemas: dados incompletos.

Divulgação: Caixa
Divulgação: Caixa

Agora com a liberação de novos saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, muitas pessoas não receberam o depósito em suas contas digitais por parte da Caixa. Ao avaliar a questão, foi descoberto que isso se deu por conta de, principalmente, problemas no cadastro.

A Caixa Econômica Federal informou que suspendeu o envio de R$1.045 para várias pessoas por conta de problemas cadastrais, tais como:

  • Endereço de residência;
  • Nome dos pais;
  • Data de nascimento;
  • RG e data de emissão do mesmo.

Até pouco tempo atrás, o banco estatal não havia informado os trabalhadores sobre esses problemas cadastrais, ou seja, as poupanças digitais estavam sendo abertas de forma automática.

Agora, com o governo se esforçando para conter gastos, uma análise mais detalhada está sendo feita, e, por isso, as contas com pendências tiveram seus recebimentos suspensos. Acima de tudo, uma conta só está autorizada a receber o valor do FGTS caso tudo esteja correto.

Para saber qual é a situação de sua conta e de seu recebimento do benefício, a Caixa recomenda que se cheque o aplicativo FGTS (que está disponível para download gratuitamente tanto para dispositivos Android quanto iOS).

Nesse app, você encontra todas as informações necessárias para saber como está a situação do seu recebimento do FGTS.

Sobre saques emergenciais

Para aqueles que necessitam realizar um saque emergencial, saiba que isso pode ser feito a qualquer hora, independente da data de liberação do seu auxílio.

Caso você queira realizar esse saque emergencial, é possível fazer isso através do botão “saque emergencial” dentro do aplicativo do FGTS. Após selecionar esse botão, tudo o que você precisa fazer é inserir as informações requisitadas e liberar a abertura da conta.

Se você não tiver recebido por questões cadastrais, saiba que você só precisa atualizá-los e, então, aguardar a data de recebimento do benefício.

E, caso sua data de recebimento já tenha passado, a data será reprogramada, e você poderá acompanhar tudo através do aplicativo.

Por enquanto, só receberam o auxílio aqueles que nasceram nos meses de janeiro, fevereiro e março (receberam nas datas 29/06, 06/07 e 13/07, respectivamente). Para os nascidos em abril, a liberação ocorre no dia 20/07.

Agora, sobre aqueles que foram demitidos ou tiveram seus contratos de trabalho cancelados durante a pandemia, saiba que uma portaria lançada na última semana determina que é possível a recontratação nos mesmos termos com menos de 90 dias do acontecido.

Quer entender melhor como isso funciona na prática? Então veja abaixo!